Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

30 de abril de 2008

63º Programa


powered by ODEO


Informações:


a) Locutores:

Lucas D'Ambrosio
Leticia Mariano

Chamadas:

- Homem de 73 anos, manteve filha presa por 20 anos em um porão, na cidade de Amstetten, Áustria (Christian Resende)

- Cidade de Belo Horizonte ganha um novo museu (Aline Mazzeu)

Músicas:


- Coração de Estudante - Milton Nascimento
- 4 Minutes - Madonna feat. Justin Timberlake
- Go on Girl - Ne - yo
- TLC - Silly Ho (BG)

Reportagens:

Homem de 73 anos, manteve filha presa por 20 anos em um porão, na cidade de Amstetten, Áustria

A cidade de Amstetten, na Áustria, foi surpreendida por um caso incomum nos últimos dias. Josef Fritzl, de 73 anos, assumiu nesta semana, a autoria do seqüestro seguido de incesto de sua própria filha. Por mais de 20 anos, Josef confinou Elisabeth em sua própria casa, aprisionada em um porão que ele mesmo havia construído. De acordo com o suspeito, ele manteve a filha presa porque ela era drogada. Exames de DNA confirmaram que Josef é o pai de 7 filhos de Elizabeth, um deles, falecido logo após o nascimento.

Hoje a família se encontra em um centro psicológico sob tratamento. O suspeito, se julgado poderá pegar até 15 anos de prisão, sob a acusação de estupro.

Josef Fritzl

Texto: Lucas D'Ambrosio


Belo Horizone ganha um novo museu

Foi inaugurado, no dia 28 de abril, às 19 horas, no prédio tombado do antigo Clube Belo Horizonte, o Museu Inimá de Paula. Restaurado e adaptado em sua estrutura interna, o local onde funcionava o Cine Guarani e o Clube Belo Horizonte, na Rua da Bahia, foi alugado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. O museu foi criado a uma homenagem de um de nossos artistas plásticos, Inimá José de Paula, falecido em 1999.

Além deste novo museu em nossa cidade, existem vários outros a serem conhecidos, como, por exemplo, o Museu de Artes e Ofícios, inaugurado em 14 de dezembro de 2005, e o primeiro empreendimento museológico brasileiro dedicado integralmente ao tema das artes e dos ofícios e do trabalho. Com 9.000 m² de área, o museu ocupa os prédios históricos da Estação Central, local onde funciona, ainda hoje, uma estação de metrô e um ramal ferroviário, no centro da capital.

Já nas proximidades de BH, na cidade de Brumadinho encontra-se um dos centros artísticos mais importantes do país, o Inhotim - Centro de Arte Contemporânea – o museu se encontra num espaço com área de 35 hectares de jardins paisagísticos. São diversas galerias espalhadas pelo local que apresentam trabalhos de artistas contemporâneos de todos os cantos do mundo.

Na cidade de São Paulo, inaugurou-se, no dia 26 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa. O museu apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. Sem dúvida, vale a pena conferir!

Não percam a oportunidade de visitar estes museus, façam destas visitas uma forma de lazer, cultura e entretenimento.

Texto: Leticia Mariano, Aline Mazzeu e Fernanda Mourão


Homem fica preso por 40 horas em elevador de seu serviço nos E.U.A

Um homem ficou preso, mas apenas, 40 horas e dentro de um elevador. O homem, que trabalha em um “arranha-céu” de Nova York, ficou todo o fim de semana em um elevador de seu serviço. Confira o vídeo:



25 de abril de 2008

62º Programa


powered by ODEO


Informações:


a) Locutores:

Lucas D'Ambrosio
Marco Antônio de Paula Jr.

Chamadas:

- Padre aventureiro desaparece em vôo com mil balões (Vitor Rosembaum)

- Terremoto de 5.2 graus assusta São Paulo e mais quatro estados (Lucas Quaresma)

Músicas:


- Vida Boa - Vitor e Léo
- Se - Djavan
- Rodo Cotidiano - O Rappa
- TLC - Silly Ho (BG)

Reportagens:

Padre aventureiro desaparece em vôo com mil balões


No ultimo sábado, dia 19 de abril, Adelir Antônio de Carli, um padre de 41 anos saiu paramentado com uma roupa prateada, própria para atingir grandes altitudes, usando, por cima, uma roupa de pára-quedista. Carli se amarrou a cerca de mil balões de gás hélio, na cidade de Paranaguá, Estado do Paraná e subiu aos céus e. Depois disso, não mais foi visto pela multidão que o assistia.

Segundo familiares do padre, esta foi a quarta vez que Carli tentava a peripécia. O aventureiro foi alertado pela meteorologia que o tempo não estaria bom, mas argumentou que assim que atingisse determinada altitude passaria das nuvens e assim conseguiria voar com céu limpo, batendo, desta forma, o recorde do guiness book.

Apesar de estar equipado com celular e um GPS, que não sabia manusear, Carli se perdeu em meio às nuvens pesadas daquele dia, indo em direção ao litoral de Santa Catarina. As buscas pelo mar começaram desde domingo e, na terça-feira, foram encontrados vários balões flutuando em mar aberto. A marinha, entretanto, encerrou as buscas, o que levou os familiares do padre balonista a contratar equipes via mar e terra, para resgatá-lo.

Texto: Vitor Rosembaum


Terremoto de 5.2 graus assusta São Paulo e mais quatro estados

Na noite desta terça-feira, dia 22 de abril, um terremoto de 5.2 graus na escala Richter atingiu vários bairros de São Paulo. Assustadas, as pessoas chegaram a abandonar a suas casas. O tremor também pôde ser sentido no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

O epicentro foi no mar, há 215 km da costa do Estado de São Paulo, segundo informação do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília.

O Fenômeno foi registrado às 21h e durou três segundos. O tremor foi um dos sete maiores em magnitude registrados por sismógrafos no país.

Felizmente, não houve feridos ou ocorrências graves, mas foram registrados rachaduras em edifícios no bairro do Butantã e no Hospital Estadual da Vila Alpina, na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Segundo especialistas o tremor pode ser considerado como um pequeno terremoto, sendo o segundo maior da história do país. Logo após o terremoto alguns internautas colocaram seus vídeos no You Tube.

Assista: Estragos provocados pelo terremoto no interior de São Paulo



Segundo especialistas, há pouca possibilidade de ocorrer outro tremor no período chamado de pós-abalo, mas esta hipótese não pode ser descartada.

A equipe da Rádio EV entrevistou, com exclusividade, Bruno Costa, professor de geografia, na Unidade III. Confira agora:

Repórter: Professor Bruno, qual foi a causa do tremor que atingiu o Estado de São Paulo no último dia 22?

Bruno Costa: A causa do tremor foi o movimento das placas tectônicas. Apesar de o Brasil não estar em uma área de instabilidade em que as placas, comumente, se movimentam, aconteceu uma divisão entre o Brasil e a África, no meio do oceano. Essa divisão repercutiu, no dia do abalo, no litoral brasileiro e principalmente em São Paulo. As placas tectônicas são formadas por fraturas, e uma dessas fraturas passa pelo Estado de São Paulo. Quando a placa tectônica entra em movimento, as fraturas acompanham tal movimento, causando tremores de baixa ou de grande repercussão, como foi aqui no Brasil.

Repórter: Tremores desse tipo são comuns no Brasil?

Bruno Costa: No Brasil, tremores provocados por movimento de placas tectônicas são raros de acontecer. Quando acontece, é de pequena repercussão, normalmente de 2 a 3 graus da Escala Richter que vai de 0 a 9 graus. Abalos de 2 a 3 graus, são imperceptíveis pra gente, que está na superfície. Esse tremor, para a média brasileira, é um tremor de grande repercussão.

Repórter: Existe a possibilidade de ocorrência de tremores com conseqüências catastróficas no Brasil? A população tem motivos para se preocupar?

Bruno Costa: No Brasil não há problema não. Esse último tremor, de acordo com especialistas, foi o mais forte dos últimos 100 anos. Então, historicamente, o Brasil não tem esse tipo de terremoto. O maior problema é que, em países que já acontecem terremotos de maior repercussão, de 8, 9 graus na Escala Richter, já existe a preparação para esse tipo de terremoto. As construções são adaptadas ao movimento da terra. No caso do Brasil, isso não acontece. O país possui população de baixa renda e as casas não estão preparadas. Portanto, qualquer movimento de maior intensidade pode provocar um desastre.

Texto: Lucas Quaresma

Entrevista: Vinicius Rocha

18 de abril de 2008

61º Programa


powered by ODEO


Informações:


a) Locutores:

Marco Antônio de Paula Jr.
Vinicius Rocha

Chamadas:

- Braço forte, mão amiga. Exército Brasileiro promove palestra no Colégio Efigênia Vidigal (Lucas Quaresma)

- Regional Oeste PBH esclarece sobre o combate à dengue nos bairros Buritis e Estoril (Fernanda Mourão)

Músicas:


- Epitáfio - Titãs
- Love And Memories - O.A.R.
- Me Explica - Pato Fu
- Love Don´t Let Me Go - David Gueta (BG)

Reportagens:

Braço forte, mão amiga: Exército Brasileiro promove palestra no Colégio Efigênia Vidigal


Foi com muito orgulho que os alunos do 3º ano do Colégio Efigênia Vidigal, receberam nessa terça-feira, dia 15, uma equipe educativa do Exército Brasileiro.


Auxiliado pelo 2° Sargento Marden, o 3º Sargento Salomão e o Sold
ado Horst, o Tenente Saulo, guiou a palestra, esclarecendo duvidas e proporcionando uma viagem sobre as Forças Armadas Brasileiras. Também foi explicado aos alunos como o exercito está presente no dia a dia do país, proporcionando a defesa da nação. O exercito desempenha um papel importantíssimo no cenário social. O caso da dengue no Rio é um ótimo exemplo da maneira com que as Forças Armadas contribuem na luta contra doenças. O Brasil possui um vasto território e necessita de constante e efetivadefesa. Para exercer esta função, temos o Ministério da Defesa que possui três divisões internas: Exercito, Marinha e Aeronáutica.

O aluno Bruno Alvim, que assistiu à palestra, disse que ficou admirado com a importância da instituição na vida do brasileiro e manifestou interesse de, um dia, também fazer parte desta história


O exercito brasileiro possui um efetivo de duzentos mil homens, distribuídos estrategicamente por todos os estados do país e que estão à disposição para qualquer eventualidade 24 horas por dia.

Para maiores informações, acesse o sites www.exercito.gov.br.

Texto: Fernanda Mourão


Regional Oeste PBH esclarece sobre o combate à dengue nos bairros Buritis e Estoril

Diante do caos causado pelo alto numero de vitimas de dengue no Rio de Janeiro e de alguns casos já confirmados em Belo Horizonte, conforme já noticiado em nosso ultimo programa, a equipe da Radio EV foi até a prefeitura de Belo Horizonte buscar mais informações sobre a situação da cidade mineira em relação a este problema. Entrevistamos Rodneia Nogueira Duarte, bióloga e Roane Viegas que é veterinária, ambas, da área de zoonoses da Regional Oeste da prefeitura. Elas explicam como funciona o controle do mosquito transmissor e como é importante a participação da população na luta contra a dengue.


Na foto (à esquerda), a biologa Rodneia Duarte: "
As pessoas poderiam ser mais sensíveis à importância da entrada dos agentes da PBH, de forma a contribuir com o controle da Dengue no Buritis"

Entrevista

Repórter:Qual é o número de casos na região oeste de BH? E no Buritis e no Estoril?

Rodneia: Na região oeste de BH temos 227 casos. Deste total, 68 são descartáveis, 120 estão pendentes a analise laboratorial e 39 estão confirmados. O Estoril e o Buritis ficam nas áreas de abrangência da região do Vila Leonina, que tem 14 casos do total, e dos 14 casos, 12 ainda estão pendentes e 2 descartados. Na região do Havaí foram registrados 17 casos onde 6 estão pendentes, 5 descartados e 6 confirmados.

Repórter: Quais são as armas utilizadas no controle do mosquito da dengue? O que pode ser feito para evitar sua proliferação?

Rodneia: O método utilizado no controle é a visita marcada em todos os domicílios. Nos prédios visitamos a área comum, sempre observando caixas d’água, calhas, garrafas destampadas, piscinas que não estão sendo tratadas. Os locais onde não é possível efetuar o tratamento imediato de piscinas, fazemos o uso de larvicida. Visitamos as casas de dois em dois meses, e três vezes ao ano, a gente faz o levantamento de índice, entrando de casa em casa, procurando larvas e checandio o indice de infestação do município.

Repórter: O que pode ser feito para evitar a proliferação do mosquito?

Rodneia: Evitando deixar água parada, e se for preciso manter algum recipiente, como a caixa d’agua, sempre tampar e eliminar todos os tipos de depósito onde possa existir água parada. Vou chamar a atenção pros pratinhos de vaso de planta que é um deposito importante da regional, onde sempre encontramos larvas. A regional esta promovendo uma campanha para o recolhimento desses pratinhos de vasos de planta. É muito importante comentar com os moradores e pessoas para entregar os pratinhos para os agentes de saúde, que irão encaminhá-los à ASMARE, que irá recicla-los.

Repórter: Existem campanhas de conscientização da população?

Rodneia: A gente faz a campanha durante as cinco visitas feitas anualmente. Nós explicamos e sensibilizamos os moradores, tentando mostrar os dados.

Repórter: Os moradores do bairro Buritis contribuem para a erradicação do mosquito?

Rodneia: Eles contribuem, mas acho que poderiam contribuir muito mais. A gente tem uma pendência muito alta, com casas fechadas e moradores que rejeitam a nossa visita. Existe uma quantidade muito alta de imóveis que deixam de ser vistoriados, porque os moradores recusam ou as casas estão fechadas. As pessoas poderiam ser mais sensíveis à importância da entrada dos agentes, de forma a contribuir com essa vistoria.

Repórter:Qual o número de cidadão para fazer denúncias e reclamações sobre a dengue?

Rodneia: A prefeitura de BH tem o Serviço de Atendimento ao Cidadão que é o SAC. O numero é 156. Se a pessoa tem um lote vago, próximo à casa dela, ou está cheio de lixo e entulho ou então ficou sabendo de uma piscina que está sem tratamento e com água parada, ela pode ligar para esse número e denunciar anonimamente, se quiser. A pessoa irá receber um numero, que poderá ser utilizado para acompanhar o atendimento. Temos dez dias úteis para resolver esse atendimento. Temos também o S.O.S Saúde que o numero é, 3277-7722. O telefone do controle de zoonoses é 3277-7021. Todos os funcionários da prefeitura são credenciados e uniformizados. Caso o cidadão tenha alguma duvida, é só entrar em contato com conosco, que iremos confirmar se ele trabalha na prefeitura.

Texto: Fernanda Mourão
Entrevista: Lucas D´Ambrósio

14 de abril de 2008

60º Programa


powered by ODEO


Informações:


a) Locutores:

Lucas D'Ambrosio
Vinicius Rocha

Chamadas:

- Kosova, uma nação em busca da liberdade (Lucas D'Ambrosio)
- Aluna do 5º periodo de administração é baleada por ex namorado na UNI-BH (Christian Resende)

Músicas:

- Semente - Armandinho
- Get Low - Flo Rida
- Me LoveJ - Sean Kingston
- Let Me Think About It - Ida Corr (Fedde le Grande Remix) (BG)

Reportagens:

Kosova, uma nação em busca da liberdade



O Kosova, um país na região dos Balcãs, localizado no sudeste da Europa, era antigamente dependente da Sérvia. Porém, anunciou sua independência, por intermédio de seu governo provisório, no dia 17 de fevereiro de 2008, após. Sua emancipação foi reconhecida pelos Estados Unidos e por alguns países europeus como a França. A Sérvia, entretanto, continua a questionar esta independência e países como a Rússia, a Espanha e Portugal também não a aceitaram.

O IEV contou com a visita do Embaixador de Kosova, Engjel Golich, na última quarta-feira, dia 09 de abril. O embaixador, que é professor, jornalista, o representante de Kosova na América Latina, escreveu um livro sobre a maior “celebridade” kosovar: Madre Teresa de Calcutá.

Durante sua palestra para os alunos da oitava série e do primeiro ano, Engel contou sobre seu país, que deixou de ser uma província e se tornou uma república, após manifestação favorável de 109 dos 120 membros do parlamento.


Saindo da política, o embaixador também contou curiosidades de seu país, como, por exemplo os símbolos de sua nação, que são a águia e a estrela de Davi. Engjel contou também que Kosova é um país com 6 diferentes etnias que são representadas na nova bandeira kosovar através de 6 estrelas de mesmo tamanho, demonstrando a igualdade e o respeito à diversidade.


Ao vir para o Brasil, o embaixador, alé
m de representar seu país, veio com o intuito de firmar parcerias com empresas e instituições brasileiras, como o Cruzeiro Esporte Clube, o Clube Atlético Mineiro, a Rede Globo, a Uni BH, o Colégio Izabela Hendrix, e, provavelmente, o Colégio Efigênia Vidigal, parceria que ainda se encontra em processo de negociação.


Texto: Lucas D´Ambrósio


Aluna do 5º periodo de administração é baleada por ex-namorado na UNI-BH

Daniele Jequeline Ramos, aluna do 5º período de administração do centro universitário UNI–BH campus Estoril, foi baleada por ex-namorado em um dos corredores do prédio onde estuda. Na manhã da ultima segunda feira dia 07 de abril, aproximadamente às 10 horas, Daniele saiu de sua sala quando teria sido surpreendida por Rodrigo Nassif Silva, que portava uma arma e descarregou 5 tiros em sua direção. Daniele foi atendida pelo centro médico da universidade, sendo levada posteriormente ao HPS de Belo Horizonte. Consciente, ela fez exames e ficou em observação. Atualmente, a estudante está internada no Hospital Felício Rocho. A Radio EV tentou obter mais informações sobre sua condição clinica, através da assessoria do hospital, mas não conseguiu respostas pelo telefone. Segundo informações da imprensa, ela já deixou a UTI e se encontra em quarto próprio, consciente e respirando sem auxilio de aparelhos.


Texto: Lucas D´Ambrósio


4 de abril de 2008

59º Programa


powered by ODEO


Informações:


a) Locutores:

Fabio Mazzeu
Vinicius Rocha

Chamadas:

- Reggae, um ritmo jamaicano em busca da paz (Fernanda Mourão)
- Epidemia de dengue se alastra no Rio e já preocupa autoridades da saúde em Minas (Aline Mazzeu)
- Nota: IEV promove DDC (Dia de Convivência)
- Nota: Embaixador de Kosovo visita IEV através do projeto SIMU - ONU
- Nota: Alunos de 7ª e 8ª serie participarão de palestra sobre sexualidade

Músicas:

- Three Little Birds - Bob Marley
- O Carcará e a Rosa - Natiruts (Lual MTV)
- Johnny B. Good - Peter Tosh
- Let Me Think About It - Ida Corr (Fedde le Grande Remix) (BG)

Reportagens:

Reggae, um ritmo jamaicano em busca da paz


Nos meados dos anos 60, surge das raízes jamaicanas um novo estilo musical, que viria a se tornar um dos maiores movimentos de expressão e liberdade na música: o Reggae. Esse estilo musical é composto pelo “roots reggae” (reggae de raiz), e o “dancehall reggae”,
que surgiu, posteriormente, na década de 70. Entre os jovens, o Reggae, se tornou um estilo de música alternativo, que escapa dos padrões da “moda” impostos pela sociedade. Com o swing e um jeitão típico da Jamaica, o Reggae possui traços marcantes e únicos. As melodias trazem mensagens de amor, à cultura Rastafari, manifestos contra o sistema capitalista, os problemas sociais do mundo, abordando, ao mesmo tempo, um pouco da cultura jamaicana.

O maior ícone do Reggae de todos os tempos foi Bob Marley.

Assista: Videoclipe "Three Little Birds", com o cantor Gilberto Gil



Com seu ritmo e suas canções,
Marley ficou famoso por promover o gênero pelos cinco continentes, conquistando e comovendo o mundo com mensagens e ações humanitárias, além da total contribuição à música.

Fique atento aos próximos programas! Em breve você terá uma entrevista com Léo Vidigal, Mestre e Professor da UFMG, que sabe tudo sobre o Reggae. Ele irá nos contar um pouco sobre sua paixão pelo ritmo jamaicano.

Texto: Lucas D´Ambrósio



Epidemia de dengue se alastra no Rio e já preocupa autoridades da saúde em Minas

Neste ultimo mês, o Rio de Janeiro se viu dentro de um verdadeiro caos, ao anunciar uma epidemia de dengue. Em um único dia, foram registrados mais de 1.595 casos na região. Para tentar controlar a situação, foram instalados pela cidade, hospitais de campo, utilizados normalmente pelas forças armadas, para auxilio à rede publica de saúde. Além das forças armadas, a iniciativa e a colaboração dos moradores são essenciais para a diminuição dos mosquitos, conseqüentemente da doença.

Desde o começo do ano foram notificados aproximadamente 49.374 casos no estado do Rio de Janeiro. Alguns especialistas defendem que o numero real de infectados pode ser maior que as estatísticas oficiais. Em Minas Gerais e, em Belo Horizonte, já foram confirmados 909 casos, desde o dia 31 de março deste ano. O numero cresceu 89,3% quando comparados à quarta feira do dia 26 do mesmo mês, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Fica o alerta para a população, sobre o cuidado com locais onde exista água parada. É um dever de todos lutar contra este terrível mal que está causando mortes e prejuízos à saúde de milhares de pessoas.

Texto: Lucas D´Ambrósio

Notas:

Na próxima semana, será realizado o DDC, um encontro muito bacana entre os alunos e suas respectivas turmas em um ambiente descontraído e animado.

Dia 9 de março de 2008, às 09:00, acontecerá uma palestra com o embaixador de Kosovo da Simu ONU de 2008.

No dia 10 de março, teremos, às 08:00, uma palestra sobre sexualidade para alunos de 7ª e 8ª serie.