Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

21 de março de 2007

17º Programa


powered by ODEO
_______

Informações:

a) Locutores:

Guilherme Bougleux
Vinicius Rocha

b) Repórteres:

Lucas Quaresma (Tema Institucional de 2007)
Fernanda Mourão (Equipes Esportivas de 2007)

Músicas:

- Cesar Menotti e Fabiano - Caso Marcado
- Maskavo - Asas
- Beyounce - Irreplaceable
- Fatboy Slim - Rockafella Skank (BG)

Reportagens:



América Latina: um universo a ser explorado

Ao começar o ano letivo, todos nós vimos, em nossas agendas e em cartazes espalhados pela escola, o tema institucional, que, este ano será “América Latina”.

Isso a maioria de nós já sabe. O que a maioria ainda desconhece é o motivo da escolha do tema pela escola.

Com base em uma rápida pesquisa feita no Manual da Família, entregue a todos os alunos, descobri que o colégio decidiu escolher a América Latina porque sua cultura tem como uma de suas principais características a pluralidade.

Ao longo dos séculos, a cultura latina marcou o mundo, especialmente a civilização ocidental, na França, na Itália, na Espanha, em Portugal e no Brasil, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na filosofia ou na política.

Entrevistamos Cláudia Starling, Supervisora Pedagógica, que nos falou um pouco sobre essa escolha:

Repórter: Por que o colégio escolheu a América Latina como tema institucional de 2007?

Cláudia: Um dos objetivos do Efigênia Vidigal é trabalhar com a pluralidade cultural. Nós vimos que, de acordo com todos os países que constituem a América Latina, existe uma diversidade, em termos de arte, cultura, música e literatura. É fundamental que os nossos alunos tenham este contato com novas culturas.

Repórter: Como o colégio pretende fazer os alunos conhecerem melhor esse mundo?

Cláudia: Uma das metodologias utilizadas será o trabalho de pesquisa, que é fundamental, no meio escolar, para que os alunos tenham acesso a novos conhecimentos e informações, e principalmente difundir esses conhecimentos adquiridos para a comunidade, na nossa mostra cultural e em todos os outros eventos ocorridos na escola, que também terão como fundo o tema deste ano.

Repórter: Qual a importância deste tema para nós?

Cláudia: Este tema é extremamente relevante, até dentro da proposta pedagógica do Efigênia Vidigal, que é trabalhar com a questão da cultura, da pesquisa e, principalmente, da comunidade, ou seja, que todos esses documentos possam ser divulgados, aprendidos pelos nossos alunos e levados a outras comunidades, a outros alunos e famílias, que fazem parte da nossa comunidade escolar.

Reportagem: Lucas Quaresma


Foto: Bournemouth University
(http:/www.bournemouth.co.uk)

Equipes Esportivas de 2007

As equipes esportivas do Colégio Efigênia Vidigal numa parceria com o Núcleo Sol e o Number One Buritis estão formadas!

Na primeira semana de trabalho, os alunos participaram de seletivas para as equipes serem definidas e assim poderem começar os treinamentos.

Com os resultados em mãos, os professores Marcus, Gildo, Bruno e Leonardo já estão trabalhando duro com as equipes formadas de basquete masculino, handebol feminino, futsal feminino e masculino e voley feminino, todos em busca de um mesmo objetivo, uma equipe, unida, dedicada, e preparada para vencer.

Reportagem: Fernanda Mourão