Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

20 de março de 2009

93º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Guilherme Bougleux
Vinicius Rocha

b) Repórter:

Ítalo Lellis

Chamadas:

- Presidente Lula visita Barack Obama
- Rádio EV entrevista Nicola Kretenauer, intercambista da Alemanha

Músicas:

- Não Quero Dinheiro - Tim Maia
- Mr. Brightside - The Killers
- Bend and Brek - Keane
- SOS - A Studio Featuring Polina (BG)

Reportagens:


Presidente Lula visita Barack Obama

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido, neste ultimo sábado, por Barack Obama na Casa Branca, e tornou-se o primeiro presidente latino-americano a se encontrar com o atual líder dos EUA.

A informalidade brasileira contagiou o palácio do governo. O encontro que deveria durar uma hora e vinte, se estendeu por quase duas horas, e ficou marcado pela infeliz frase: "Digo ao povo do Brasil que estou rezando mais para Obama do que para mim mesmo, porque com apenas 40 dias de mandato, ele já pegou um pepino desses" disse Lula, diante das risadas na Casa Branca. "Você deve ter falado com a minha mulher ultimamente", brincou Obama. Ele ainda declarou que adoraria fazer uma viagem pelo Brasil e conhecer o Rio de Janeiro e a Amazônia. A principal pauta da entrevista foi a crise econômica e o etanol brasileiro e, de acordo com o presidente brasileiro, é preciso que os EUA compreendam que a América Latina vive hoje uma experiência de crescimento econômico e democracia.

Os líderes do G20 se reunirão no próximo dia 2 abril, em Londres, para decidir medidas contra a crise econômica e reestabelecer a confiança e o crédito financeiro. Depois do encontro o Lula partiu para Nova York onde irá participar de um seminário com ministros brasileiros e representantes do setor privado.

Texto: Italo Lellis

Rádio EV entrevista Nicola Kretenauer, intercambista da Alemanha

• Qual o seu nome completo?

Nicola Maria Kretenauer

• Quantos anos você tem?

Eu tenho 15 anos.

• De qual país você é?

Sou da Alemanha.

• De qual cidade?

Gaggenau perto de Stutggard.

• Como foi o processo de escolha do Brasil?

Havia 5 opções de países. No final, ficaram as opções Bolívia e Brasil, eu acho, Ai, a AFS escolheu o Brasil.

• Em qual cidade do Brasil você chegou? E qual foi sua primeira impressão?

Quando eu cheguei em Belo Horizonte no aeroporto, minha impressão é que era muito quente. Eu andei de carro pela cidade por 30 minutos ou mais e vi muitas favelas e grandes prédios.

• O que você achou dos seus colegas de classe?

Eles foram muito legais comigo, por que no primeiro dia de aula, eles vieram ate mim e conversaram comigo , disseram seus nomes e foram muito amigáveis.

• Você já visitou algum lugar aqui em Belo Horizonte?

Sim. Fui em alguns lugares com meus amigos, como, por exemplo, shoppings.

• O que você gostou de comer aqui no Brasil?

Eu não sei, gostei de tudo, manga, abacaxi e feijão.

• Do que você não gostou?

Eu não gostei de uma carne com sabor estranho que eu comi.

• Algum tipo de musica te chamou a atenção?

Em uma festa eu ouvi um pouco de funk, mas não sei o nome do artista.

• O que você ouvia falar do Brasil no seu país?

Eu ouvi falar das praias, pessoas bronzeadas, da Amazônia, de grandes cidades e de diversão.

• Que palavras você já aprendeu em português?

Varias, como “Bom dia” e “Obrigado”.

• Você aprendeu algum esporte brasileiro?

Eu quero aprender capoeira. Na sexta, vou a um show de capoeira na Savassi. Quero ver se vou gostar.