Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

7 de novembro de 2008

86º Programa


Download



Informações:

a) Locutores:

Guilherme Bougleux
Leticia Mariano

Chamadas:

- Barack Obama é eleito o novo presidente dos Estados Unidos
- Bancos Itaú e Unibanco formam o maior banco do hemisfério sul

Músicas:

- Algum dia - Capital Inicial
- Closer - Ne-Yo
- Téo e a Gaivota - Marcelo Camelo
- All Star - Smash Mouth

Notas:

-

Reportagens:



Barack Obama é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

No ultimo dia quatro de outubro, o mais novo presidente dos Estados Unidos foi eleito. Barack Hussein Obama, candidato do partido dos Democratas, conseguiu entrar para a história dos Estados Unidos, sendo o primeiro presidente negro do país. Em uma campanha eleitoral recheada de grandes discursos, Obama venceu o seu concorrente John McCain, do partido Republicano. Um candidato precisa de pelo menos duzentos e setenta votos de um partido eleitoral Cada partido eleitoral representa um estado e seus representantes. Quanto maior for a população do estado, maior sua força na hora da decisão. Dessa maneira, Barack Obama se consagrou presidente, antes mesmo do fim das apurações dos votos.

No dia vinte de janeiro de 2009, o novo presidente dos Estados Unidos irá começar sua longa jornada à frente da Casa Branca. Ele terá a responsabilidade de liderar a maior potência econômica e bélica do mundo. Obama herdará também, duas guerras e uma crise econômica que vem se arrastando nos últimos meses. De acordo com especialistas a eleição de Barack Obama pode ser positiva para o Brasil.

“A mudança chegou à América!”. Essas foram às primeiras palavras do candidato democrata eleito, em seu discurso em Chicago. O atual presidente, George W. Bush parabenizou o candidato eleito. O Vaticano parabenizou Obama e abençôo a longa jornada que o espera.



Texto: Lucas D'Ambrosio



Itaú e Unibanco se unem formando o maior banco do hemisfério sul


Na última semana, dois dos maiores bancos brasileiros se uniram. O Itaú e o Unibanco anunciaram na última segunda feira, dia 03, que se unirão para formar um conglomerado com valor de mercado entre os 20 maiores bancos do mundo. O novo banco deverá ser o maior de todo o hemisfério sul.

De acordo com informações do banco Itaú, a união fará com que o novo banco tenha quinhentos e setenta e cinco bilhões de reais em ativos e outros cinqüenta e quatro bilhões de reais em patrimônio líquido. A nova instituição contará com, aproximadamente, quatro mil e oitocentas agências, representando dezoito por cento da rede bancária. Serão mais de catorze milhões de clientes de conta corrente. Em volume de crédito, a Itaú-Unibanco Holding representará dezenove por cento do sistema brasileiro, com vinte e um por cento dos depósitos, fundos e carteiras administradas.

Inicialmente, nada irá mudar nas operações bancárias dos clientes dos dois bancos. Todos continuarão a utilizar normalmente os diferentes canais de atendimento, cheques, cartões e demais produtos e serviços.


Texto: Lucas D'Ambrosio