Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

29 de setembro de 2008

80º Programa




Informações:

a) Locutores:

Lucas D'Ambrosio
Guilherme Bugleux

Chamadas:

- Governador Aécio Neves e Oscar Niemeyer visitam novo Centro Administrativo do Estado
- Regra gramatical da língua portuguesa sofre alterações

Músicas:

- Vá morar com o diabo - Cássia Eller
- Pra ser sincero - Engenheiros do Hawaii
- Apologize - One Republic
- SOS - A Studio and Polina (BG)

Notas:

- Foi realizado o quarto sorteio da promoção Carolina Senna Chocolates. Um kit de chocolates foi sorteado. Todos os alunos que fizeram pedido de música, participaram automaticamente do sorteio.

O vencedor do kit de bombons sortidos foi a aluna Luanna Alves do 2° Ano.

- Foi realizado o terceiro sorteio da promoção Universidade da Pizza. Uma vale-brinde foi sorteado. Todos os alunos que fizeram pedido de música, participaram automaticamente do sorteio.

O vencedor do vale-brinde foi a aluna Tatiana Favilla do 2° Ano.


Reportagens:

Governador Aécio Neves e Oscar Niemeyer visitam novo Centro Administrativo do Estado

Na manhã de terça feira, dia 23 de setembro, Oscar Niemeyer visitou as obras de seu mais novo projeto. Acompanhado pelo Governador Aécio Neves, Niemeyer visitou o novo Centro Administrativo do Estado. A nova Sede do Governo de Minas Gerais se localizará na região de Venda Nova, no bairro Serra Verde.

O complexo arquitetônico abrigará a nova sede do Governo estadual e todas as dezoito secretárias do estado. De acordo com as previsões, a obra se concluirá em dezembro de 2009. Após o término das obras, se espera um público de vinte e cinco mil pessoas por dia, em todo o complexo. Serão setenta e sete elevadores e uma área total de oitocentos e quatro mil metros quadrados. Dentre os quais, duzentos e sessenta e cinco mil de área construída. A obra está avaliada em novecentos e quarenta e oito milhões de reais.

Tex
to: Lucas D'Ambrosio


Regra gramatical da língua portuguesa sofre alterações

A partir do dia primeiro de janeiro de 2009, entrará em vigor a nova regra ortográfica da língua portuguesa. Os países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa terão uma única forma de escrever. As mudanças irão unificar o idioma, que possuía duas formas distintas de escrita.

Como algumas modificações, as tremas irão deixar de existir. Também não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos. O alfabeto deixará de ter vinte três letras passando para vinte e seis com a adoção do K, W e Y.

Estima-se um prazo de três anos para a transição. A partir de 2009, todos os textos terão que ser escritos com a nova grafia. Porém, vestibulares, concursos e avaliações poderão aceitar a nova e a antiga grafia como corretas, até 31 de dezembro de 2011. Os livros didáticos irão passar por um escalonamento. A partir e 2010, alunos da 1ª a 5ª série do Ensino fundamental, receberão os livros com a nova regra. Já os alunos do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio, os receberão a partir de 2011 e 2012.

Lucas D'Ambrosio