Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

18 de agosto de 2008

74º Programa












Informações:


a) Locutores:

Lucas D'Ambrosio
Vinicius Rocha

Chamadas:

- Rússia inicia guerra contra Georgia (Lucas D'Ambrosio)
- Cobertura das Olimpiadas de Pequim 2008 (Vitor Rosembaum)
- Pesquisa de Opinião: O que você achou da abertura dos Jogos Olímpicos (Renato Capelini)
- Nota: Rádio EV realiza o primeiro sorteio da promoção Carolina Senna Chocolates

Músicas:

- Por Você - Barão Vermelho
- Amado - Vanessa da Mata
- Like a Boy - Ciara
- Set Me Free - House Boulevard (BG)

Notas:

- Foi realizado o primeiro sorteio da promoção, Carolina Senna Chocolates. Uma Ecobag, uma necessaire e um kit de chocolates foram sorteados. Todos os alunos que fizeram pedido de música, participaram automaticamente do sorteio.

A vencedora do kit de bombons sortidos foi a Ariane, secretária da Unidade III. A vencedora da Ecobag foi a auxiliar pedagógica Angela Tupinambá. A necessaire foi sorteada para o Aluno Vitor Rosembaum, da 7ª Série.

Reportagens:


Rússia inicia
guerra contra Georgia

Na ultima sexta feira, dia 8 de agosto, Rússia e Geórgia iniciaram um conflito diplomático. Tropas vindo dos dois países Iniciaram um verdadeiro massacre, pelo domínio da região separatista de Ossétia do Sul. Milhares de pessoas morreram, desde o inicio do conflito, que se arrasta desde os anos 90.


Uma reunião, na ultima terça feira, dia 12, marcou o encontro entre os representantes de França, Geórgia e Rússia. Uma tentativa de cessar fogo entre os países foi apresentada e analisada pelos dois lados. O Presidente da França, Nikolas Sarkozi, formalizou uma proposta de trégua entre Rússia e Geórgia. De acordo com a proposta, Rússia e Geórgia devem renunciar ao uso da força. Eles também devem permitir o livre acesso da ajuda humanitária na região. Foi exigido que as forças armadas de cada país retornassem às posições anteriores ao conflito.


Os Estados Unidos, que são aliados políticos da Geórgia, declararam que sérias implicações irão acontecer, devido ao conflito. De acordo com o Pentágono, já está na hora dos conflitos serem encerrados. Com a trégua nos conflitos, a Rússia sai de campo de batalha como vencedora, conseguindo o domínio da região da Ossétia do Sul e se impondo no cenário mundial. Quem saiu perdendo foram as famílias da região, que lamentara as mortes. Já são mais de 15 anos de conflitos e milhares de pessoas já foram mortas, feridas e desabrigadas.

Texto: Lucas D'Ambrosio


Plantão Olimpiadas de Pequim

Até o fechamento desta edição, na última quinta-feira, dia 14 de agosto, o Brasil ainda não havia demonstrado um ótimo desempenho nos jogos olímpicos de Pequim. O país conquistou 3 medalhas de bronze no judô, sendo uma de Tiago Camilo, uma de Leandro Guilheiro e uma da Ketleyn Quadros. Na natação, César Cielo conquistou mais um bronze para o país

Um jogo representou o encontro entre duas potências econômicas e tecnológicas e também o encontro de vários astros da NBA. A partida entre China e Estados Unidos foi um verdadeiro espetáculo de habilidade com a bola. A China perdeu de 101 a 70 para os EUA que jogou na última terça-feira, dia doze, contra Angola, ganhando de 97 contra 76. A nova dupla de vôlei de praia, Larissa e Ana Paula, está detonando, depois que venceu da Geórgia de 2 a 1. Já a seleção de vôlei masculina perdeu para Rússia de 3 a 1.

Confira o quadro de medalhas:

Em primeiro lugar, a China domina com vinte e dois ouros, oito pratas e 5 bronzes,somando no total trinta e cinco medalhas. Os Estados Unidos ficam na cola com dez ouros, nove pratas e quinze bronzes, totalizando 34 medalhas. A Alemanha, em terceiro lugar, está com doze medalhas no geral. O Brasil está em trigésimo nono lugar, somente com 4 bronzes.

Texto: Vitor Rosembaum