Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

16 de maio de 2008

65º Programa



Informações:


a) Locutores:

Guilherme Bougleux
Leticia Mariano

Chamadas:

- Balões,o perigo que vem dos céus (Lucas D´Ambrósio)
- Terremoto causa tragédia na China (Aline Mazzeu)

Músicas:

- Coisas Que Eu Sei - Danni Carlos
- Garganta - Ana Carolina
- No One - Alicia Keys
- Love Don´t Let Me Go - David Gueta (BG)

Notas:

- Fique atento à todas as atrações culturais que estão espalhadas pela cidade. No cinema, você pode curtir o filme Speed Racer, adaptação do famoso desenho animado, que fez sucesso nos anos 60 e 70 com o sonho do rapazinho, de ser o maior piloto de corrida do mundo. Agora você pode encontrar essa incrível aventura nas telonas dos melhores cinemas de BH.

- Começou ontem, dia 15 de maio, a Bienal do Livro de Minas. O evento será realizado até o dia 25 deste mês. Cerca de 70 autores irão desembarcar em BH para participar do evento. A equipe organizadora da Bienal está prevendo a presença de 130 mil pessoas até o fim do evento. Vale a pena conferir!

Reportagens:


Balão, o perigo que vem dos Céus

Na madrugada do ultimo domingo, dia 11 de maio, um balão, recheado de fogos de artifício, caiu e se incendiou completamente no pátio do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O balão caiu próximo a um avião, que estava abastecido com aproximadamente, quatro mil litros de querosene. A queda provocou a explosão de diversos fogos de artifício que se encontravam no balão. A equipe de fiscais da Infraero foi acionada pela cabine de controle de vôos e, após pouco mais de meio minuto, um carro pipa chegou ao local para conter o incêndio.

O risco de acidentes causados por balões em aeroportos é constante. No ano passado foram registradas 42 quedas de balões no Aeroporto de Guarulhos. O transporte constante de combustível, os mais de 500 pousos e decolagens diárias e uma área verde de 6 km quadrados, em volta do aeroporto, são mais do que suficientes para que um simples balão cause uma tragédia.


Durante datas comemorativas e as festas dos meses de junho e julho, o número de balões ilegais no espaço aéreo costuma aumentar. A imprudência é fator decisivo para a causa de acidentes. Cada vez mais sofisticados, os balões, podem alcançar até quatro quilômetros e meio de altitude. Eles são carregados com fogos de artifício, botijões de gás, baterias de carros e outros materiais que são altamente explosivos. Além de oferecerem risco ao solo, os balões sem controle acabam interrompendo o trafego aéreo. A produção, venda, transporte e uso de balões é crime segundo a lei 9.605/98, podendo ser punida com reclusão de um a três anos e multa proporcional ao dano

Texto: Lucas D'Ambrosio


Terremoto de 7,8 graus Richter causa tragédia na China

Na última segunda feira, dia 12 de maio, um terremoto com 7,8 graus na Escala Richter, causou pânico e destruição na China. O tremor teve seu epicentro a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da província de Sichuan, região central da China. Informações apontam que os tremores alcançaram outras regiões a oeste, sul e sudeste da China.


De acordo com a Agência Nacional de noticias da China, Xinhua, foram divulgadas informações de que, mais de 18 mil pessoas morreram e a estimativa do governo é que, este número, ultrapasse os 50 mil mortos. O governo chinês divulgou nota afirmando que nenhum estrangeiro foi vitima dos acidentes e estragos causados pelos abalos. Relatos afirmam que as informações passadas à população são confusas e nem sempre confirmadas. A população desabrigada está alerta a qualquer outro sinal de tremores. Escolas, campos de futebol e hospitais estão lotados, recebendo vitimas e desabrigados do desastre.

Assista: Filmagem amadora do terremoto




Texto: Lucas D´Ambrósio