Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

4 de abril de 2008

59º Programa


powered by ODEO


Informações:


a) Locutores:

Fabio Mazzeu
Vinicius Rocha

Chamadas:

- Reggae, um ritmo jamaicano em busca da paz (Fernanda Mourão)
- Epidemia de dengue se alastra no Rio e já preocupa autoridades da saúde em Minas (Aline Mazzeu)
- Nota: IEV promove DDC (Dia de Convivência)
- Nota: Embaixador de Kosovo visita IEV através do projeto SIMU - ONU
- Nota: Alunos de 7ª e 8ª serie participarão de palestra sobre sexualidade

Músicas:

- Three Little Birds - Bob Marley
- O Carcará e a Rosa - Natiruts (Lual MTV)
- Johnny B. Good - Peter Tosh
- Let Me Think About It - Ida Corr (Fedde le Grande Remix) (BG)

Reportagens:

Reggae, um ritmo jamaicano em busca da paz


Nos meados dos anos 60, surge das raízes jamaicanas um novo estilo musical, que viria a se tornar um dos maiores movimentos de expressão e liberdade na música: o Reggae. Esse estilo musical é composto pelo “roots reggae” (reggae de raiz), e o “dancehall reggae”,
que surgiu, posteriormente, na década de 70. Entre os jovens, o Reggae, se tornou um estilo de música alternativo, que escapa dos padrões da “moda” impostos pela sociedade. Com o swing e um jeitão típico da Jamaica, o Reggae possui traços marcantes e únicos. As melodias trazem mensagens de amor, à cultura Rastafari, manifestos contra o sistema capitalista, os problemas sociais do mundo, abordando, ao mesmo tempo, um pouco da cultura jamaicana.

O maior ícone do Reggae de todos os tempos foi Bob Marley.

Assista: Videoclipe "Three Little Birds", com o cantor Gilberto Gil



Com seu ritmo e suas canções,
Marley ficou famoso por promover o gênero pelos cinco continentes, conquistando e comovendo o mundo com mensagens e ações humanitárias, além da total contribuição à música.

Fique atento aos próximos programas! Em breve você terá uma entrevista com Léo Vidigal, Mestre e Professor da UFMG, que sabe tudo sobre o Reggae. Ele irá nos contar um pouco sobre sua paixão pelo ritmo jamaicano.

Texto: Lucas D´Ambrósio



Epidemia de dengue se alastra no Rio e já preocupa autoridades da saúde em Minas

Neste ultimo mês, o Rio de Janeiro se viu dentro de um verdadeiro caos, ao anunciar uma epidemia de dengue. Em um único dia, foram registrados mais de 1.595 casos na região. Para tentar controlar a situação, foram instalados pela cidade, hospitais de campo, utilizados normalmente pelas forças armadas, para auxilio à rede publica de saúde. Além das forças armadas, a iniciativa e a colaboração dos moradores são essenciais para a diminuição dos mosquitos, conseqüentemente da doença.

Desde o começo do ano foram notificados aproximadamente 49.374 casos no estado do Rio de Janeiro. Alguns especialistas defendem que o numero real de infectados pode ser maior que as estatísticas oficiais. Em Minas Gerais e, em Belo Horizonte, já foram confirmados 909 casos, desde o dia 31 de março deste ano. O numero cresceu 89,3% quando comparados à quarta feira do dia 26 do mesmo mês, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Fica o alerta para a população, sobre o cuidado com locais onde exista água parada. É um dever de todos lutar contra este terrível mal que está causando mortes e prejuízos à saúde de milhares de pessoas.

Texto: Lucas D´Ambrósio

Notas:

Na próxima semana, será realizado o DDC, um encontro muito bacana entre os alunos e suas respectivas turmas em um ambiente descontraído e animado.

Dia 9 de março de 2008, às 09:00, acontecerá uma palestra com o embaixador de Kosovo da Simu ONU de 2008.

No dia 10 de março, teremos, às 08:00, uma palestra sobre sexualidade para alunos de 7ª e 8ª serie.