A febre amarela é uma doença transmitida por mosquitos, exclusivamente na África e nas Américas Central e do Sul. A doença acontece em pessoas que não foram vacinadas e que se encontram em áreas silvestres, como por exemplo regiões de cerrado e de florestas. A febre amarela não pode ser transmitida diretamente de uma pessoa para outra, somente com a picada do mosquito é possível se contaminar.
Para entendermos mais sobre este assunto, convidamos Alzira Batista Cecílio, bióloga com doutorado em microbiologia:
Repórter: O vetor seria o mosquito?Alzira: O vetor é um mosquito do gênero Aedes, que possui duas espécies: o aegypti e o albopictus. Os dois são capazes de transmitir o vírus.
Repórter: De onde vem esse nome "febre amarela"?Alzira: "Febre amarela" vem como uma conseqüência da ação do vírus que causa icterícia, ou seja, a pessoa fica amarelada, com olhos amarelos, em virtude de uma doença no figado.
Alzira: Eles datam por volta de 1700. Esse vetor foi trazido para o Brasil através dos navios, junto com os escravos.
Alzira: Tanto a febre amarela como a dengue, são transmitidos por vírus, e pelo mesmos vetores, ou seja, o albopictus e o aegypti podem transmitir as duas doenças.
Repórter: Onde tem ocorrido os casos de febre amarela nas regiões que são consideradas de risco?
Alzira: A região que esta tendo mais casos de contaminação, é a região de Goiás. As pessoas vão passear nessa região e contraem o vírus e vão para outros Estados onde a contaminação se espalha.
Repórter: Qual é o índice de mortalidade da febre amarela?Alzira: O índice de mortalidade é muito alto, em torno de 90%. Pouquíssimas pessoas realmente sobrevivem ao episodio de febre amarela. Um exemplo de sobrevivente é o Drauzio Varella, médico conceituado, que foi para a Amazônia, contraiu a febre amarela, não era vacinado e sobreviveu a infecção.
Repórter: Além da vacina, qual que seria outro meio para auxiliar o combate à febre amarela?
Alzira: A grande prevenção da febre amarela, é realmente a vacinação. Existem algumas contra-indicações que podem ser analisadas em cada caso, mas o grande foco é o vetor. É importante se ter os mesmos cuidados de não ter em casa criadouros dos vetores que transmitem a dengue e a febre amarela. Evitar água parada, entulho em casa, caixa d’água sem tampa. Diminuindo a população vetorial, vão diminuir os casos de dengue e febre amarela.
Publicado às 14:21
Caso precise de algum dos programas antigos em formato mp3, envie-nos um e-mail para radioescolaev@gmail.com.
Coordenação: Vinicius Rocha
Locutores: Lucas Carvalho Guilherme Bougleux
Repórteres: Ítalo Lellis Nicola Kretenauer
Técnico de Som Guilherme Bougleux
Pauteiros: Italo Lellis