Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

25 de outubro de 2007

46º Programa


powered by ODEO

Informações:


a) Locutores:

Breno Laudares
Natália Vilas

b) Repórteres:

Thais Resende ( Tropa de Elite)
Fernanda Mourão (Entrevista com o ex-atleta Edson Luciano)

Músicas:

- Que País É Esse - Legião Urbana
- Stronger - Kanye West
- Pretinha - Seu Jorge
- I Saw The Sign - Ace Of Bace (BG)

Reportagens:


Wagner Moura interpreta o Cap. Nascimento, em uma das cenas do filme

Tropa de Elite

Estreiou no dia 12 de outubro, em todo o país, o novo filme brasileiro "Tropa de Elite".

Mais uma vitima da pirataria, o filme já foi divulgado e está sendo vendido em cópias ilegais por camelôs, no Rio de Janeiro e em outras grandes capitais do Brasil.

O filme conta a história de um capitão do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto, ao mesmo tempo em que dois amigos de infância se destacam por sua honestidade como policiais e não acreditam no tamanho da corrupção existente no batalhão onde atuam.

Dirigido por José Padilha, “Tropa de Elite” tem como atores principais Wagner Moura e Caio Junqueira. O filme tem como objetivo mostrar a realidade das favelas brasileiras e, também, a relação da Polícia Militar e do BOPE com seus moradores.

O professor de inglês Bruno Mathias aprovou a produção. "Achei bacana e gostei do diferencial desse filme, pois o típico filme brasileiro tenta romantizar o bandido e esse, pelo contrário, mostra o lado da polícia". Bruno acha que, muitas vezes, a classe média é responsável pela distribuição e a compra da droga.

O aluno da e bolsista Junior Cezar Vouguinha já assistiu ao filme duas vezes e achou muito interessante o lado corrupto da polícia, que é retratado. "O filme mostra coisas que pouca gente conhece, a realidade dos moradores da favela, a violência e o comando do tráfico" diz. Segundo o aluno, isso retrata a situação crítica do país, pois "o Brasil não conhece muito bem a população mais carente, como é a vida na favela e isso mostra para as pessoas com poder aquisitivo mais alto como a situação é complicada e nem tudo é tão bom para todos".

Texto: Natália Vilas e Thaís Resende



Ex-atleta Edson Luciano visita Efigênia Vidigal em manhã cívica

No dia 19 de outubro, aconteceu na unidade II do Efigênia Vidigal uma hora cívica especial. O evento contou com a presença do ex-atleta brasileiro Edson Luciano, que ministrou uma palestra sobre o esporte e participou da entrega de medalhas dos Jogos da Amizade.


Edson Lucianao, durante a entrevista aos repórteres da Rádio EV

Em sua palestra, Edson falou sobre sua carreira, as dificuldades encontradas, as vitórias, as grandes competições, o prazer de representar o Brasil em uma olimpíada e também deu dicas para aqueles que desejam ser atletas. No final da palestra, Edson mostrou aos alunos as medalhas de suas principais conquistas: Uma medalha de bronze em Atlanta no ano de 1996 e uma de prata no ano 2000. Além de mostrá-las, Edson deixou que suas medalhas olímpicas circulassem entre os alunos.

Edson, que já foi velocista das modalidades 100 metros, 200 metros e revezamento 4 x 100 , contou à equipe de reportagem da Rádio EV que foi descoberto no exército, quando tinha 19 anos. "O Sargento da unidade militar da minha cidade me escolheu para uma competição, percebeu que eu poderia fazer muito mais coisas alem daquilo e começou a me ajudar". O velocista confessa ter passado muitas dificuldades, sobretudo para conseguir patrocínios. "No início, eu nao queria ir embora da minha cidade, mas lá não havia nada para começar no esporte. Nem pista para treinamento, nem treinador", relata. Segundo Edson, mesmo um atleta profissional , de alto nível, pode encontrar os mesmos problemas
.

Texto: Fernanda Mourão e Vinicius Rocha