Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

19 de outubro de 2007

45º Programa


powered by ODEO

Informações:


a) Locutores:

Guilherme Bougleux
Renata Mourão

b) Repórteres:

Thais Resende ( Horário de Verão: amigo ou inimigo?)
Fernanda Mourão (Como prevenir e combater incêndios e queimadas no Buritis)

Músicas:

- Quero Vê-la Sorrir - Sidney Magal
- Não Se Vá - Jane e Erondi
- Índia, Seus Cabelos - Tiririca
- Is Electro - Eskimo (BG)

Reportagens:



Horário de Verão: amigo ou inimigo?

As 0 horas do dia 14 de outubro, iniciou-se mais um horário brasileiro de verão, que terminará à meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2008. No horário de verão as pessoas devem adiantar o seu relógio em uma hora, com o objetivo de economizar energia. Com esta mudança, o governo federal espera obter uma economia em torno de 5% nos horários de pico.

O horário de verão surgiu na Inglaterra no ano de 1907 e é adotado no Brasil desde 1985. Os estados participantes são os mesmos dos últimos 2 anos, sendo eles, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A mudança de horário sempre foi muito polêmica, pois nem todas as pessoas sentem-se bem com ela. Por isso, nossos repórteres Breno Laudares e Vinícius Rocha, foram as ruas saber o que as pessoas acham do horário de verão.

A maioria das pessoas entrevistadas disseram nao gostar do horário de verão."Eu nao gosto porque ele altera nosso relógio biológico. Acabamos acordando com muito sono, é muito difícil de acostumar e quando acostumamos o horário normal volta", diz Mirian Morais, recepcionista. Já a dona de casa Luciana gosta da mudança no horário, pois assim pode aproveitar mais o dia junto ao seu filho, apesar de sofrer com a dificuldade para dormir.

Texto: Breno Laudares



Como prevenir e combater incêndios e queimadas no Buritis


Dando continuação à matéria das queimadas no bairro buritis, a equipe da rádio escola entrou em contato com o tenente Frederico, do 1º Batalhão dos Bombeiros, que nos passou diversas informações, sobre o assunto.


Desde o início deste ano, o bairro Buritis teve 46 ocorrências em matas, florestas e lotes vagos.


Os incêndios acontecem durante todo o ano, porém com picos nos meses de julho, agosto e setembro. Eles ocorrem devido a estiagem, à falta de cuidados com a propriedade, o vandalismo e o desrespeito ao meio ambiente.


Segundo o tenente para evitar os incêndios é preciso manter os lotes vagos bem capinados e limpos, não por fogo em área de vegetação seca e trabalhar na conscientização de outras pessoas. No caso de presenciar um incêndio, é necessário manter a calma, acionar os bombeiros através do número 193, repassando a situação ao teleatendente e abrigar-se em um local seguro.

Texto: Fernanda Mourão