Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

5 de outubro de 2007

43º Programa


powered by ODEO

Informações:


a) Locutores:

Guilherme Bougleux
Renata Mourão

b) Repórteres:

Lucas Quaresma (Queimadas aterrorizam o Bairro Buritis)
Vinicus Rocha (BHTrans muda o trânsito do Buritis)

Músicas:

- Me Bate Me Xinga - Edson e Hudson
- Tive Razão - Seu Jorge
- Last Night - P. Daddy e Keisha Cole
- Walk Like An Egyptian - The Bangles (BG)

Reportagens:

Queimadas aterrorizam o Bairro Buritis

A ocorrência de incêndios em áreas verdes e lotes vagos é um problema freqüente nas cidades, causando danos ao meio ambiente e à saúde da população. Frequentemente, estes incêndios são intencionais ou ocorrem como fruto da falta de atenção. Outro fator que pode fazer com que aumente a freqüência deste problema é a grande alteração climática que o Planeta Terra vem sofrendo, além do efeito estufa e do aquecimento global, que fazem com que ocorra uma grande elevação da temperatura terrestre, contribuindo para que, em bairros com áreas verdes e lotes vagos, o ambiente se torne mais favorável a queimadas e incêndios.

Na última semanam, o Buritis sofreu com uma queimada de grandes proporções. Raquel Bracarense, moradora do bairro, nos relatou o desespero de passar a noiite toda acordada, em decorrência do fogo e da fumaça que entrava em seu apartamento. Segundo ela, um incêndio, na serra próxima ao Colégio Magnum, começou por volta das 20 horas, alastrando-se até a Rua José do Patrocínio Carneiro. Raquel disse, também, que ligou para os bombeiros imediatamente, mas estes não puderam se deslocar até o foco secundário do incêndio. Segundo ela, houve falha por parte deles.

A equipe da Rádio EV tentou entrevistar o Tenente Frederico, do 1º Batalhão dos Bombeiros, com a intenção de saber sobre o número de ocorrências e a freqüência de incêndios decorrentes de queimadas no Bairro Buritis e região, a época do ano em que o problema inspira mais cuidados, os fatores que contribuem para sua ocorrência, e o que a população pode e deve fazer para evitar tais queimadas ou minimiza-las. Também procurou saber como proceder, caso uma queimada tome proporções descontroladas e se aproxime de prédios residenciais.

Infelizmente, por motivos técnicos, não foi possível contatar nenhum oficial do corpo de bombeiros e concluir a entrevista até o fechamento do programa. Confiram, no próximo programa, a entrevista completa com o tenente Frederico, que disponibilizará as informações sobre o assunto.

Texto: Lucas Quaresma

BHTrans realiza mudanças no trânsito do Buritis

No ano de 2006, algumas mudanças começaram a ser feitas pela Bhtrans, na tentativa de reduzir os problemas de transito da Região Oeste de BH, principalmente no bairro Buritis.

As obras começaram com a destruição do canteiro central da Av. Mário Werneck, no trecho entre a Avenida Engenheiro Carlos Goulart e Rua José Rodrigues Pereira, fazendo, assim, com que ela virasse mão única no sentido de quem chega ao Buritis. Outra mudança também significativa foi à continuação da Av. Mário Werneck até a Avenida Barão Homem de Melo, segundo o técnico da BHtrans, Everaldo da Mata, que concedeu uma entrevista exlusiva à equipe da rádio EV.


Clique na imagem e veja o mapa com as última lterações no trânsito do bairro Buritis

(Fonte: BHtrans)

Com essas informações, os repórteres Breno Laudares e Thais Resende saíram às ruas, para ver o que os moradores do Buritis acharam dessas mudanças. Um dos entrevistados foi Thiago Torres, que disse gostar das modificações, mas acha que podem haver melhorias. “Algumas mudanças ainda podem ser feitas, principalmente próximo ao Super Nosso. Por ali existem alguns cruzamentos complicados que acabam causando acidentes. Penso que a instalação de alguns semáforos poderia resolver o problema”, observa.

Já Marilia filha, sente-se um pouco incomodada com alguns problemas. “No final da tarde, perto da Uni, o trânsito fica muito engarrafado, devido aos ônibus e os outros veículos, mas eu acho que melhorou um pouco o fluxo. Não resolveu de vez, mas melhorou um pouco“, diz entrevistada, que também é moradora do bairro.

Marília Filha, moradora do Buritis, entrevistada pela equipe da Rádio EV

E você? O que tem a dizer do trânsito do nosso bairro? Dê sua opinião através da urna virtual ou através do e-mail radioescolaev@gmail.com.

Texto: Thais Resende e Breno Laudares