Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

1 de novembro de 2007

47º Programa


powered by ODEO

Informações:


a) Locutores:

Vinicius Rocha
Natália Vilas

b) Repórteres:

Thaís Resende ( Mostra Cultural)
Fernanda Mourão (Desafio Diplomatico UNI-BH)
Músicas:

- Como Tudo Deve Ser - Charlie Brown Jr
- Wall To Wall - Chris Brown
- Do It - Cherish
- Is Electro - Eskimo (BG)

Reportagens:


Mostra científico-cultural

No dia 27 de outubro de 09h as 14 horas, aconteceram nas Unidades I e II do Colégio Efigênia Vidigal, mais uma Mostra Cientifica cultural. Este ano os alunos trabalharam com Tema Institucional 2007 “América Latina: um universo a ser explorado”.

Contamos com ótimos trabalhos, como por exemplo, o do projeto letras e números, da professora de português Lilian e de matemática Claudia. Também uma excelente apresentação dos alunos do ensino médio com uma dança dos anos 60.

Entrevistamos algumas pessoas para saber suas opiniões sobre o evento."A Mostra Cultural foi um momento onde pudemos ver os alunos brincando de aprender, cada um exercia sua função em cada sala e em temas diferentes. Foi muito prazeroso ver os pais admiriando os trabalhos de seus filhos", disse Angêla Tupinambá, auxilar de supervisão do Efigênia Vidigal.

A aluna Flora Rosa, do 1º ano, também gostou do evento. "Todo mundo participou dos projetos. O que eu mais gostei foi o Letras e Numeros porque tinha desafios muito interessantes. Foi um trabalho maneiro", declarou a aluna.

Texto:Thaís Resende


UNI-BH promove desafio diplomático

Nos dias 26 e 27 de setembro, foi realizada, na UNI-BH, a simulação do Desafio Diplomático. Com a participação de 20 delegações representantes de escolas de BH e de Contagem, o evento foi o fechamento do projeto “Diplomacia Começa Na Escola”.

Com início no começo de 2007 e término em setembro desse ano, busca-se, através do projeto, levar o público externo do ensino médio para dentro da universidade, discutindo temas e achando soluções para a política externa brasileira. Com a primeira edição do projeto, a perspectiva da instituição e dos idealizadores é de que este cresça em número e qualidade, reunindo mais escolas e incrementando os assuntos tratados.

O Desafio Diplomático continua no ano que vem, quando mais escolas e alunos irão enfrentar novos desafios dentro de sala e nas simulações.


Na foto: Sede da Onu, Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque

Em entrevista à Rádio EV, o coordenador do projeto "Diplomacia Começa na Escola", Rafael Avila disse que a idéia era criar um processo de simulação de comportamentos de negociações internacionais para os alunos do curso e também para os alunos do ensino médio. "Fizemos várias visitas às escolas, ao longo desse ano, realizando simulações de negociações sobre seis temas importantes para a realidade brasileira. Depois, convidamos os dois melhores alunos de cada escola para participar de um evento de competição entre as escolas.", explica. O professor declarou, também, que o envento superou suas expectativas ao atender 25 escolas, quando eram esperadas apenas 10.

Texto: Fábio Mazzeu