Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

30 de maio de 2008

67º Programa


powered by ODEO


Informações:


a) Locutores:

Lucas D´Ambrósio
Vinicius Rocha

Chamadas:

- Cientistas se reunem em aniversário de 25 anos da descoberta do vírus da Aids (Christian Resende)
- O vírus da Aids e o Mundo (Leticia Mariano)
- O professor de biologia, Matheus Rodrigues, nos conta um pouco mais sobre a Aids

Músicas:


- Turn your lights down low - Bob Marley e Lauryn Hill
- Luz Negra - Fernanda Takai
- Same Mistake - James Blunt
- Love Don´t Let Me Go - David Gueta (BG)


Notas:

1) Colégio Efigênia Vidigal realiza a Festa da Familia. Encontro será realizado sábado, dia 31 de maio no Parque das MAngabeiras.

2) Os alunos do 3º Ano do ensino médio do Colégio Efigênia Vidigal, promovem Festival de Tortas. Próxima sexta - feira, a partir das 17 horas na Unidade III. Ingressos, 5 reais.

3) No dia 6 de junho, durante os 2º e 3º horários, irão acontecer as Olimpiadas de Matematica no Colégio Efigênia Vidigal.

Reportagens:

25 anos sem festa


Na última segunda feira, dia 19 de maio, os principais cientistas e médicos de todo o mundo se reuniram no instituto Pasteur de Paris, em um encontro que marca os 25 anos da descoberta do vírus da AIDS. Durante três dias, médicos e cientistas discutiram o que está sendo feito, desde então, para o combate à doença. Estavam presentes entre eles, Robert Gallo e Luc Montagnier, descobridores do vírus HIV. Ambos lamentaram a situação atual da doença e a falta de um medicamento eficaz.

Ainda existe a esperança de que um dia, seja descoberta e produzida em larga escala, uma vacina que restaure o sistema imunológico do infectado, anteriormente “destruído” pelo vírus. O grande problema por trás dos medicamentos já existentes é o difícil acesso pela população de países subdesenvolvidos.

Os participantes do encontro também destacaram o incrível poder do vírus. A capacidade de mutação, dentro do organismo infectado é muito grande. Isso dificulta ainda mais, a criação e elaboração de uma vacina eficaz. Outro grande obstáculo para as pesquisas é o dinheiro. A França ocupa a segunda colocação entre os países que lideram pesquisas contra a doença, com investimentos de 5 milhões de Euros anuais. Já os Estados Unidos lideram as pesquisas, com investimento anual de cerca de 600 milhões de dólares.

Texto: Lucas D'Ambrosio


O mundo a mercê do vírus da Aids

O vírus da imunodeficiência adquirida, mais conhecido como vírus da AIDS, foi descoberto há vinte e cinco anos, quando o primeiro caso foi diagnosticado. A doença é causada por um tipo de infecção, que ataca e destrói o sistema imunológico do organismo. As pessoas ficam desprotegidas de infecções e doenças, como, tuberculose, toxoplasmose, pneumocistose e até mesmo certos tipos de câncer. O vírus HIV, como é conhecido a AIDS, pode ser transmitido por via sanguínea, durante a gravidez e amamentação e também, por via sexual.

Os medicamentos contra o vírus da HIV tentam impedir que ele entre em novas células, se multiplique e as destrua, espalhando-se em busca novos “hospedeiros”. Em 1987, teve inicio à comercialização do AZT, primeiro remédio contra a Aids. Em 1996, foi criado o famoso “coquetel”, uma mistura de vários remédios que combatem o vírus. Atualmente já se tem conhecimento do “coquetel do dia seguinte”, composto por uma alta dose de medicamentos, normalmente usado por jovens que, no dia anterior, tiveram alguma relação sexual desprotegida. Esse tratamento possui contra-indicações que podem ser prejudiciais a quem usa.

Nos países desenvolvidos, o tratamento a partir desses medicamentos fez da Aids, uma doença crônica para muitos pacientes. No mundo, estima-se que 39.5 milhões de pessoas possuem o vírus HIV, sendo que o caso mais delicado é o da África. Somente no continente africano são 24,7 milhões de infectados. Anualmente 4,3 milhões de pessoas contraem a doença e 2,9 milhões morrem por ela em todo o mundo de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).



Texto: Lucas D´Ambrósio