Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

20 de junho de 2008

70º Programa


powered by ODEO


Informações:


a) Locutores:

Lucas D´Ambrósio
Leticia Mariano

Chamadas:

- Pop Rock mineiro faz "gol" no clássico Brasil x Argetina (Lucas D'Ambrosio)
- Imigração japonesa no Brasil comemora 100 anos (Vinicius Rocha)

Músicas:

- O Crist De Madeira - Ana Carolina
- O Dia Do Nosso Amor - Inimigos da HP
- Amazing - Seal
- Love Don´t Let Me Go - David Gueta (BG)

Notas:

A Radio EV traz uma homenagem especial para nossa querida diretora, Letícia Vidigal. Todos os alunos do Colégio Efigênia Vidigal, funcionários, professores, colegas e amigos parabenizam você, Letícia, no dia de seu aniversário.

Obrigado por fazer parte de nosso dia-a-dia! Que tudo de bom possa acontecer com você, nesse dia tão especial!

Parabêns, Letícia!

Reportagens:

Pop Rock mineiro faz "gol" no clássico Brasil x Argentina

Na quarta feira do dia 18 de junho o Mineirão foi palco de um grande show. Quem pensou que ele foi proporcionado pelas seleções argentina e brasileira está completamente enganado.

Os grandes astros da noite foram os torcedores mineiros, que compareceram em peso para prestigiar, supostamente, a seleção brasileira, mas os que realmente puderam receber essas honras, foram os grupos musicais Jota Quest e Skank, que proporcionaram o espetáculo da noite, fazendo, dessa forma, valer o alto preço dos ingressos, que variaram entre 30 e 250 reais.

Ambas as seleções não mostraram seu potencial e jogaram um jogo de baixa qualidade técnica e de poucas emoções. Faltou raça para muitos jogadores, que pareceram não sentir mais a honra e a responsabilidade de representar uma nação inteira.

Mas também não podemos deixar de reconhecer aqueles que se destacaram no jogo. Pela seleção argentina o destaque foi o jogador do Barcelona Messi, que ameaçou o gol defendido pelo Júlio César durante bons momentos do jogo. Já pela seleção brasileira o destaque foi o jogador Júlio Baptista que atualmente defende o time do Real Madrid.

Os próximos jogos da seleção só acontecem em setembro, até lá a seleção terá muito tempo para se preparar e quem sabe tomar uma postura completamente diferente, na disputa pela vaga na Copa do Mundo, que só será garantida após muito trabalho, esforço, suor e dedicação.

Texto: Fernanda Mourão


Imigração japonesa no Brasil comemora 100 anos

No dia 18 de junho, última quarta feira, comemorou-se os cem anos da chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil.

O porto de Santos foi o destino final do navio Kasato Maru, vindo de Kobe, localizado no Japão. Carregado de japoneses que fugiam de uma crise econômica que se alastrava pelo Japão, os imigrantes viriam a se tornar os substitutos dos escravos nas lavouras de café de todo o estado de São Paulo.


Na foto, O navio Kasato Maru

Em 18 de junho do ano de 1908, o Brasil ganhava mais um auxílio para o enriquecimento de sua cultura. As tradições japonesas se instalaram rapidamente na cultura do Brasil. A comida, música, esportes, desenhos, incluindo outras expressões são mais do que comuns no dia-a -dia do povo brasileiro.

O povo brasileiro recebeu de braços abertos às tradições originárias do Japão. De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, o Brasil é hoje, o 13º país em número de estudantes da língua japonesa. O capitalismo moderno não conseguiu descaracterizar o jeito de viver e de se sentir um pouco mais japonês, mesmo estando a milhares de quilômetros do Japão.

Conseguindo se estabilizar desta maneira, ainda existem grupos singulares de japoneses que continuam com as mesmas tradições de seus antepassados. Pesquisa também realizada pelo Datafolha, mostra que 59% dos descendentes de japoneses possuem algum tipo de interesse pela cultura de seus avôs e avós. 73% disseram que aprenderam a falar japonês em casa, com parentes. Números significantes, que retratam a resistência da cultura nipônica em locais fora do Japão.

Foram cem anos de conquistas, perseverança, muita filosofia e religião misturadas a um jeito único de ter a vida, guiada pelos costumes e jeitos de uma cultura milenar. Tudo isso faz com que japoneses se sintam brasileiros, e brasileiros, se sintam verdadeiros japoneses.

Texto: Lucas D´Ambrósio