Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

12 de setembro de 2008

78º Programa






Informações:

a) Locutores:

Guilherme Bugleux
Vinicius Rocha

Chamadas:

- Super Acelerador de Particulas entrou em funcionamento
- Chocolatier Carolina Senna comemora 17 anos no mercado
- Nota: Rádio EV realiza mais um sorteio da promoção Universidade da Pizza
- Nota: Rádio EV realiza mais um sorteio da promoção Carolina Senna Chocolates

Músicas:

- Ciúmes - Ultraje a Rigor
- Forasteiro - Natiruts
- Viva la Vida - Coldplay
- Kung Fu Fighting - Fat Boy Slim (BG)

Notas:

- Foi realizado o quarto sorteio da promoção Carolina Senna Chocolates. Um kit de chocolates foi sorteado. Todos os alunos que fizeram pedido de música, participaram automaticamente do sorteio.

O vencedor do kit de bombons sortidos foi a aluna Isabella do 3° Ano.

- Foi realizado o terceiro sorteio da promoção Universidade da Pizza. Uma vale-brinde foi sorteado. Todos os alunos que fizeram pedido de música, participaram automaticamente do sorteio.

O vencedor do vale-brinde foi o aluno PG do 3° Ano.


- Nos dias 15, 16, e 17 de setembro, será realizado o 10° JIN (Jogos da Independência)
- Renato Capellini realiza enquete com alunos do Colégio Efigênia Vidigal
-

Reportagens:


Super Acelerador de Particulas entrou em funcionamento

Teve inicio na ultima quarta feira, dia 10 de setembro, aquela que seria a maior experiência cientifica da historia. O super-acelerador de partículas LHC, entrou em funcionamento. O Grande Colisor de Hádron ou LHC está localizado nas fronteiras de França e Suíça. O acelerador é um anel de 27 km de circunferência e está enterrado a 100 metros de profundidade da terra. Cerca de 50 países participam do projeto, inclusive o Brasil.

Os aceleradores de partículas são equipamentos que fornecem energia e feixes de partículas. O principal objetivo do LHC é a busca pelo chamado bóson de Higgs. Tal partícula seria a última peça do “quebra-cabeça” sobre a origem da vida. Com a descoberta do bóson de Higgs, seria possível desvendar a origem das partículas elementares da matéria. Para que isso seja possível, o equipamento irá recriar o “Big – Bang”, teoria cientifica para o inicio do Universo.

Para iniciar o lançamento, os cientistas fazem com que prótons percorram os 27 quilômetros da estrutura. Ao atingirem uma determinada velocidade, eles irão se colidir, gerando a grande explosão. Devido ao grande acumulo de energia concentrada, a explosão produzirá infinitas partículas elementares. A partir desse processo, os cientistas envolvidos irão analisar os dados conhecendo então, os resultados. A partir de alguns meses, novos resultados serão divulgados.

O projeto está avaliado em cerca de três bilhões de dólares. Informações divulgadas na internet declaram que a máquina poderia causar a destruição do mundo, devido à criação de buracos negros. De acordo com físicos envolvidos, o processo de recriação do Big – Bang poderá criar buracos-negros, porém insignificantes para a segurança do Planeta. De acordo com o físico Harvey Newman, responsável pelo projeto, começou uma verdadeira Revolução no mundo Cientifico.

Texto: Lucas D'Ambrosio



Chocolatier Carolina Senna comemora 17 anos no mercado


Na última sexta-feira, dia 05, a chocolatier Carolina Senna comemorou seus 17 anos de atuação e seu primeiro ano de funcionamento no Number One Buritis. O evento que reuniu cerca de 200 pessoas, foi marcado para as 16 horas.

Aproveitando a celebração do duplo aniversário, Carolina pediu a ajuda de amigos e clientes para uma campanha de doações à Creche Lar da Fraternidade, localizada no bairro Vista Alegre. Alimentos, roupas e calçados foram o ingresso para o coquetel, que contou com diversos salgados e chocolates de sabores variados. O resultado? Mais de 300 itens arrecadados, o que superou a expectativa da organizadora da festa.

Os produtos Carolina Senna podem ser adquiridos pelos telefone 9735-0884.

A Creche Lar da Fraternidade fica na Rua Estrela da Jordânia número 171, bairro Vista Alegre. Doações podem enviadas para o local ou para a oja “Carolina Senna Chocolates”, no Number One Burtiis, Rua Engenheiro Alberto Pontes número 165

Vinicius Rocha