Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

14 de novembro de 2008

87º Programa


Download







Informações:

a) Locutores:

Guilherme Bougleux
Pablo Berzoini

Chamadas:

- 90 anos do fim da Primeira Guerra Mundial é comemorado em todo o mundo

Músicas:

- Suspicious Mind - Elvis Presley
- Canção da América - Milton Nascimento
- True Colors - Cindi Lauper
- Invisible Touch - Phill Collins (BG)

Notas:

- No dia vinte de novembro, os alunos da oitava série irão apresentar uma peça teatral, na casa de apoio ao Hospital do Câncer. A apresentação será em comemoração ao dia mundial da criança.

- No mesmo dia, os alunos do primeiro ano do ensino médio irão a Sete Lagoas. Eles realizarão um trabalho de campo na EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

- A Rádio EV gostaria de parabenizar os alunos do terceiro ano que passaram no vestibular da UNA.

- Parabéns aos alunos:

- Pedro Lima - 3º lugar em Sistema de Informação

- Cezar Vouguinha - 4º lugar em Jornalismo Multimídia

- Guilherme Frates - 23º lugar em Direito

Reportagens:

90 anos do fim da Primeira Guerra Mundial é comemorado em todo o mundo

No dia onze de novembro, na última terça feira, o mundo comemorou os noventa anos do fim da Primeira Grande Guerra Mundial. Em agosto de 1914, eclodiu aquela que seria a mãe de todas as Guerras que o mundo já havia presenciado. O conflito ocorreu entre a Tríplice Entente, que foi liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo e Estados Unidos, e a Tríplice Aliança, que era composta pelos impérios Alemão, Austro-Húngaro e Turco-Otomano.

A Primeira Guerra foi desencadeada por inúmeros fatores considerados incertos. Entre os principais está o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, ato que foi o estopim para o inicio dos conflitos. Ele era o herdeiro do trono Austro-Húngaro e foi morto por Gavrilo Princip, integrante de um grupo nacionalista-terrorista armado, conhecido como “Mão Negra”.

A Primeira Grande Guerra Mundial redefiniu as fronteiras da Europa. Estima-se que vinte milhões de pessoas morreram nos conflitos. Um dos principais personagens da guerra foram os Estados Unidos. Após quatro anos de batalhas, a Europa se encontrava em ruínas, fazendo com que o país norte-americano se tornasse a maior potencia econômica e bélica de todo o mundo. Em todos os continentes, diversas comemorações serão realizadas para relembrar o fim do conflito. Na Grã-Bretanha, somente três dos quatro sobreviventes da guerra, que se tem noticia, participarão das solenidades. Cada um deles representará a marinha, o exercito e a aeronáutica inglesa.



Texto: Lucas D'Ambrosio