Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

26 de junho de 2009

106º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Guilherme Bougleux
Lucas Carvalho


b) Repórteres:

Italo Lellis
Vinicius Rocha

Chamadas:


- Acidente por suspeita de embriaguez no buritis acontece no dia em que a Lei Seca completa um ano de existência
- Eleições conturbadas no Irã levam população insatisfeita às ruas
- Nota: Laboratório de Infomártica da Unidade II à disposição dos alunos do Ensino Médio
- Nota: COC Efigênia Vidigal organiza Festa Junina de 2009


Músicas:


- F You - Lily Allen
- El Rey - Secos e Molhados
- Broken Strings - Nelly Furtado
- Jai Ho - Pussycat Dolls
- Tomorrow Can't Wait - David Gueta (BG)


Reportagens:


Acidente por suspeita de embriaguez no buritis acontece no dia em que a Lei Seca completa um ano de existência

Uma picape que subia a Avenida Mario Werneck na madrugada do último sábado, dia 20 de junho, chocou-se contra um poste e, após a tentativa de fuga do motorista, bateu em um segundo, que acabou tombando. O acidente cortou o fornecimento de energia elétrica até o fim do dia e fechou o trânsito do local, na parte da manhã. O carro foi abandonado e as autoridades só puderam abordar o autor quando este foi atendido no pronto socorro do Hospital João XXIII. Segundo a polícia, ele estava sem documentação e sem carteira de habilitação. Indícios de embriaguez também foram constatados pelo médico que o atendeu.

A Lei Seca, que caracteriza como infração a presença de qualquer quantidade de alcool no sangue, completou, no mesmo dia 20, um ano de existência. Sua criação representa significativas mudanças nos hábitos dos motoristas brasileiros.

Segundo dados da Policia Rodoviária Federal, houve queda de 2% no índice de mortes nas estradas e de 3% no total de desastres com vitima fatal, nos últimos doze meses. Alguns motoristas, no entanto, ignoram a lei e colocam em risco a vida de muitas pessoas.

Texto: Ítalo Lellis


Eleições conturbadas no Irã levam população insatisfeita às ruas

No último dia 12 de junho, parte da população do Irã foi até as urnas para decidir o novo presidente do país. O pleito que foi vencido pelo atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, tem sido alvo de uma grande polêmica envolvendo fraude eleitoral. Durante todo o processo de contagem dos votos, houve uma imensa expectativa de uma vitória por parte da oposição. Porém, ao final da verificação, Ahmadinejad foi reeleito, para a surpresa da comunidade iraniana e mundial.

Após o resultado das eleições, o candidato da oposição Mir Hossein Moussavi convocou protestos pelo país buscando atingir as atenções do mundo para a situação. Centenas de pessoas ficaram feridas e várias delas morreram nos protestos que foram reprimidos, com violência, pelas autoridades locais.


Atualmente no Irã, a imprensa sofre com a censura imposta pelo governo. A maioria das informações são repassadas para o mundo através da internet. Muitos jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos sofrem represálias na região. Partes das informações estão sendo repassadas para o mundo através de próprios moradores e cidadãos iranianos.


De acordo com informações, o Conselho de Guardiães do país, uma espécie de suprema corte, admite que houve irregularidades no pleito presidencial do último dia 12. Um porta-voz da entidade, Abbas-Ali Kadkhodaei, divulgou que em 50 cidades iranianas houve mais votos que eleitores. Além deste enclave, a oposição exigiu que dez por cento dos totais dos votos fossem revistos.


Agora o mundo aguarda ansiosamente o resultado dessa eleição. O Irã é um país mulçumano que vem se destacando no cenário internacional de maneira preocupante. Seu atual Governo atua de maneira desgovernada em seus projetos nucleares, causando preocupação em entidades governamentais, como a ONU e os Estados Unidos.


Texto: Lucas D'Ambrósio



Laboratório de Infomártica da Unidade II à disposição dos alunos do Ensino Médio

Atenção alunos do Ensino Médio, a responsável pelo Laboratório de informática da Unidade II, Dayse Zanitti, comunica que o local está disponível para a realização de trabalhos escolares, às sextas-feiras, de uma e meia às duas da tarde

COC Efigênia Vidigal organiza Festa Junina de 2009


a Festa Junina do COC Efigênia Vidigal acontece amanhã. O evento será realizado das 10 horas até as 7 da noite, no campus da UNI-BH, no Buritis. Além das comidas e bebidas típicas tradicionais, haverá diversas apresentações de quadrilhas pelos alunos ensino fundamental e médio. Ingressos adicionais podem ser adquiridos no local por quatro reais. Não perca!