Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

17 de abril de 2009

97º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Guilherme Bougleux
Vinicius Rocha

b) Repórter:

Ítalo Lellis

Chamadas:

- Muros limitam favelas na cidade do Rio de Janeiro
- Estado de São Paulo proíbe fumo em locais fechados

Músicas:

- American Boy - Estelle
- Next Time Around - Little Joy
- Prepare For The Fighr - The Lovemakers
- Infinity - Guru Josh Project (BG)

Reportagens:


Muros limitam favelas na cidade do Rio de Janeiro

O governo do Estado do Rio de Janeiro já iniciou a construção de 11 muros nas favelas da Zona Sul da capital para tentar conter o crescimento desordenado e a destruição da Mata Atlântica. Os muros terão três metros de altura e 11 quilômetros de extensão.

A obra esta em sua fase inicial, mas já causa grande polemica entre a população. Os moradores da favela da Rocinha declararam recentemente serem contra a construção dos muros, já que causaria a remoção de famílias do local. Até mesmo o escritor português José Saramago se colocou contra a construção e comparou o muro do Rio com o de Berlim e o da Palestina.

A cidade carioca está dividida: 47 % da população, segundo o Datafolha, é a favor da medida e 44 % dos cariocas é contra a construção do muro, que custará para os cofres públicos 40 milhões de reais, o equivalente a 1.200 reais por metro quadrado,

Outros projetos para construção de paredões estão previsto para outras comunidades da cidade. O governo também prevê a retirada de moradores das áreas de risco no alto da favela.

Texto: Italo Lellis

Estado de São Paulo proíbe fumo em locais fechados

No dia 07 de abril foi aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo, projeto de lei que proíbe o cigarro e outros derivados do tabaco em qualquer ambiente coletivo fechado. A proposta entrará em vigor em 90 dias, caso seja sancionada pelo governador José Serra.

A medida só não proíbe o fumo dentro de casa, no carro e nas ruas, desde que não existam toldos ou marquises. Bares e restaurantes, boates, hotéis, áreas comuns de condomínio, casas de espetáculos, shoppings, ginásios, estádios, repartições públicas e até mesmo táxis estão incluídos na lista da proibição.

A aplicação de multas pelo descumprimento da lei está limitada somente aos estabelecimentos. Seus proprietários também estarão sujeitos à interdição, em caso de reincidência. Os fumantes que descumprirem a determinação poderão ser retirados do local, até mesmo com uso de força policial, caso haja resistência.

A medida tem causado divisão de opiniões, o que ficou comprovado pela presença massiva de grupos que são a favor e contra a proibição, nas galerias do plenário da assembléia. Integrantes da Aliança de controle de Tabagismo, a ACT Br dividiram o espaço com Representantes da Associação de Bares e Restaurantes, a Abresi, e do Sindicato dos Comerciários, que também acompanharam a sessão.

Texto: Vinicius Rocha