Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

29 de maio de 2009

102º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Marco Antônio de Paula Jr.
Guilherme Bougleux

b) Repórteres:

Italo Lellis
Vinicius Rocha


Chamadas:


- Estrada-de-ferro que ligará Atlântico ao Pacífico passará por Minas Gerais
- Cientistas comunicam o descobrimento de fóssil que pode ser ancestral comum dos homens e dos macacos
- COC Efigênia Vidigal prossegue na promoção de palestras sobre profissões


Músicas:


- Burguesinha (Remix) - Seu Jorge
- Halo - Beyounce

- If U Seek Amy - Britney Spears
- Tomorrow Can't Wait - David Gueta

Reportagens:


Estrada-de-ferro que ligará Atlântico ao Pacífico passará por Minas Gerais

A malha ferroviária do Brasil já foi uma das maiores do mundo, mas ao longo dos anos o país foi perdendo esse destaque. Hoje, é considerada uma das piores.

Um projeto pode reverter essa situação. Trata-se de um trem que ligará o Oceano Pacifico ao Atlântico. Serão quatro mil e quatrocentos quilômetros de ferrovia passando por importantes regiões do país, incluindo Minas Gerais. O Estado receberá o segundo maior trecho da obra, interligando algumas de suas regiões.

Para ligar os portos brasileiros do Atlântico aos portos peruanos do Pacífico, a estrada-de-ferro terá ponto de partida no Norte do estado do Rio de Janeiro, em cidade ainda não definida. O projeto será iniciado daqui a dois anos e terminará depois de 2015. Seu custo aproximado é de 10 bilhões de reais. A EF 354 é mais um sinal da globalização que nasce na America Latina e auxiliará no comércio nacional e internacional

Texto: Italo Lellis


Cientistas comunicam o descobrimento de fóssil que pode ser ancestral comum dos homens e dos macacos

Os restos fossilizados de um mamífero que viveu na região da Alemanha, há 47 milhões de anos, foi apresentado ao mundo, na semana passada, em Nova York. A fêmea, batizada de Ida, é apontada como possível ancestral comum entre os homens e os macacos.

O fóssil do primata, o mais completo até hoje encontrado, tem cerca de um metro de altura e pertence à espécie “Darwinius massillae”. Seu nome científico é uma homenagem a Charles Darwin, autor da teoria da evolução e Messel, município da Alemanha onde foi encontrado. No esqueleto de Ida, que se assemelha ao de um lêmure atual, falta apenas uma perna, o que equivale a cinco por cento de seu total. O fóssil também tem conservados os pelos do animal, alem de sua última refeição, vegetariana. Ida tem unhas, os osso do tornozelo e polegares opositores como as dos humanos.

A descoberta provocou comoção na comunidade científica. Para alguns, é considerada de grande importância, pois ajudaria a compreender a origem e evolução da espécie humana. Existem aqueles que, no entanto, sugerem mais cautela e consideram a classificação de Ida como “elo perdido” enganosa.

Texto: Vinicius Rocha

COC Efigênia Vidigal prossegue na promoção de palestras sobre profissões

Continuando a série de palestras via telesala com profissionais de áreas diversas, o COC Efigênia Vidigal promove na próxima terça-feira, dia 02 de junho, um encontro virtual com um profissional da área de arquitetura. As palestras acontecem na Avenida Barão Homem de Melo nº 4280. A confirmação de presença deve ser feita até a segunda-feira, dia 1º.