Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

19 de agosto de 2009

108º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Guilherme Bougleux
Lucas Carvalho


b) Repórteres:

Vinicius Rocha
Italo Lellis


Chamadas:


- Rádio EV entrevista Fernanda Mourão, repórter que fez intercâmbio no Canadá
- Gripe Suína: O que todos precisam saber

Músicas:


- Beat It - Fall Out Boy
- Fogo - Capital Inicial
- Charlie - Red Hot Chili Peppers
- I Got A Feeling - Black Eyed Peas
- Together - Bob Sinclair (BG)

Reportagens:


Gripe suína: o que todos precisam saber

O vírus H1N1, causador da Inluenza A, também conhecida como gripe suína, já matou aproximadamwnte de 1.000 pessoas em cerca de 160 países, segundo os últimos números publicados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. A doença tem deixado em alerta as autoridades, que estão tomando providencias para controlar seu surto pelo mundo.

Mas vale lembrar que a prevenção é um dever de todos e não somente dos governos. Por isso, é necessária a mudança de habitos, com a tomada de medidas simples no dia-a-dia. Uma delas é a de usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas. Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável ou com o antebraço. As pessoas devem evitar locais fechados ou com grande aglomeração e evitar o contato direto com pessoas doentes. Profissionais da saúde recomendam não compartilhar objetos de uso pessoal. Outro cuidado é evitar tocar olhos, nariz ou boca e lavar as mãos frequentemente.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e seus derivados.

Os sintomas da nova gripe são semelhantes aos de uma gripe comum, e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Caso sintam esses sintomas, a pessoa deve procurar assistência médica e jamais fazer a automedicação.

Texto: Ítalo Lellis