Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

28 de setembro de 2009

113º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Guilherme Bougleux
Lucas Carvalho


b) Repórteres:


Italo Lellis
Vinicius Rocha


Chamadas:


- Dia Mundial sem carro promove a reflexão sobre o uso de meios de transporte alternativos
- Chuva causa estragos em Minas Gerais e capital
- Vencedores do "Pit Stop" COC passam a tarde em Kartodromo de Contagem

Músicas:


- Hotel Room Service - Pitbull
- Hey - Mitchel Musso
- Paparazzi - Lady Gaga
- With You - Chris Brown (BG)


Reportagens:


Dia Mundial sem carro promove a reflexão sobre o uso de meios de transporte alternativos

Na última quarta-feira, dia 22, foi realizado o “Dia Mundial Sem Carro”. O movimento, que começou em algumas cidades da Europa em 1998, vem, ganhando notoriedade e mais adesões a cada ano. O objetivo da iniciativa é promover uma reflexão sobre as conseqüências do uso intenso de automóveis como forma de deslocamento e fazer um convite ao uso de meios de transportes alternativos.

No Brasil, cerca de 60 cidades participaram do “Dia Mundial Sem Carro”. O evento parece não ter diminuído o número de automóveis em circulação na maioria delas, mas viabilizou a discussão sobre o assunto, além de promover eventos culturais por todo o país.

Em Florianópolis, as ruas do centro foram fechadas para que pedestres, esportistas e ciclistas ocupassem os lugares dos carros, o que aumentou o uso do transporte público. Em Belo Horizonte, onde o dia é reconhecido por lei municipal, cerca de 200 ciclistas se reuniram na Praça da Liberdade. Os participantes afixaram cartazes nos guidons e fizeram uma passeata pela região central da capital. Na Savassi, duas ruas foram fechadas para que o asfalto fosse coberto com grama natural

Texto: Ítalo Lellis



Chuva causa estragos em Minas Gerais e capital

A chuva que atingiu a Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta segunda-feira causou grandes estragos para a cidade. Durante 12 horas choveram oitenta e nove milímetros, volume previsto para todo o mês de setembro. Cerca de cento e cinqüenta ainda estão desalojadas ou desabrigadas em Minas Gerais por causa do temporal que atingiu a região no começo da semana.

O trânsito também foi atingido, provocando grandes congestionamentos devido à falta de energia nos postes e pelo alagamento das ruas e avenidas. Um semáforo foi derrubado no Centro de Belo Horizonte e o trânsito ficou lento nos principais corredores da cidade. Agentes da BHTrans foram ao local para sinalizar o trânsito.

De acordo com a Cemig, cerca de duzentos e noventa mil clientes da toda a Região Metropolitana, ficaram sem energia elétrica por causa das fortes chuvas e dos ventos que ultrapassaram sessenta quilômetros por hora. A Defesa Civil de Belo Horizonte registrou trinta e cinca chamadas.

Segundo a meteorologia, a frente fria permanece parada sobre o Sudeste nesta quarta-feira, o que favorece as condições de instabilidade do tempo em Minas Gerais. A previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente no centro-sul e oeste do Estado.

Texto: Italo Lellis

Notas:

Vencedores do "Pit Stop" COC passam a tarde em Kartodromo de Contagem

A equipe do 3º ano A passou a tarde da última quarta-feira no Kartodromo Space Kart, localizado em Contagem. O passeio foi o prêmio pela vitória do no “Pit Stop” COC, que aconteceu na Unidade III, na semana passada,

O evento, que já está na sua terceira edição em BH, consistiu na troca de pneus e no abastecimento de um carro de corrida em tempo recorde. Cada equipe foi formada por 12 pessoas. Oito trocaram os pneus, duas ficaram responsáveis pelo abastecimento e uma responsável pelo pirulito. O piloto deveria acionar os freios quando autorizado pelo fiscal. A iniciativa tem como objetivos principais o trabalho em equipe, além do desenvolvimento da concentração, objetividade e precisão.

21 de setembro de 2009

112º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Guilherme Bougleux
Lucas Carvalho


b) Repórteres:

Paula Campos
Vinicius Rocha

Chamadas:


- Confusão de barulho de moto com disparos causa pânico em túnel do Rio
- Porto Alegre possui um novo sinal de mão para travessia de pedestres

Músicas:


- On The Top Of The World - T.I. Feat. Ludacris
- When Love Takes Over - David Gueta Feat. Kelly Rowland
- Do Woop - Lauryn Hill
- Low rider - 60 segundos (BG)


Reportagens:


Confusão de barulho de moto com disparos causa pânico em túnel do Rio

Os motoristas que passaram pelo Túnel Zuzu Angel na cidade do Rio de Janeiro na noite da última quarta-feira levaram um grande susto. Eles escutaram barulhos semelhantes á disparos de armas de fogo e voltaram na contramão causando uma grande confusão e congestionamento do transito no local.

Segundo a Policia, o barulho foi provocado pelo escapamento de duas motos que passavam em alta velocidade pelo túnel, na pista sentido São Conrado.

Por causa do tumulto, o Túnel Zuzu Angel foi interditado por quarenta minutos na pista em direção a Zona Oeste. A Polícia Militar e os agentes da Companhia de Engenharia e Tráfego do Rio auxiliaram os motoristas.

O trânsito só se normalizou no fim da noite com o rebocamento de alguns carros. Nenhum caso de assalto ou arrastão no Túnel Zuzu Angel foi registrado na mesma noite. Nenhum motorista formalizou queixa sobre o incidente.

Texto: Ítalo Lellis



Porto Alegre possui um novo sinal de mão para travessia de pedestres

A partir do mês de setembro já está valendo o novo sinal de mão para travessia de pedestres em Porto Alegre. O novo sinal é uma campanha para trazer mais segurança a pedestres e motoristas, funcionando da seguinte forma: ao atravessar uma faixa de pedestre sem sinalização eletrônica, a pessoa deverá esticar o braço com a mão aberta para sinalizar ao motorista a existência da faixa, mostrando que deseja atravessar.

A equipe da Rádio EV esteve nas ruas de BH para entrevistar pedestres e pediu opiniões deles sobre a nova Lei.

A aposentada Lourdes Ferreira Rodrigues, de 68 anos, é favorável a aplicação do sinal de mão.

Já Débora Ricco, professora, de 32 anos, acha que no Brasil a legislação não daria certo.

Essa também é opinião da artista plástica Tatiana Miranda, de 28 anos. Segundo ela, o novo sinal de mão é uma ótima idéia, que precisaria ser acompanhada da reeducação dos motoristas.

Texto: Paula Campos

14 de setembro de 2009

111º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Vinicius Rocha
Italo Lellis

b) Repórteres:

Paula Campos
Italo Lellis

Chamadas:


- População de Santa Catarina sofre com a violência de tornados
- ONU quer criar moeda internacional em substituição do Dólar

Músicas:


- I Know You Want Me - DJ Pitbull
- Seis e trinta - Jota Quest
- Sugar - Florida
- Celebration - Madonna (BG)


Reportagens:


População de Santa Catarina sofre com a violência de tornado

Na última terça-feira, o Estado de Santa Catarina foi atingido por uma série de vendavais. A chuva forte causou danos em mais de cinqüenta e cinco municípios e forçou cerca de dezessete mil pessoas a sair de casa. Mais de mil e trezentas pessoas ainda estão desabrigadas

Segundo Informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Epagri Ciram, o Estado foi atingido por três tornados da categoria F um, de acordo com a escala Fujita, que vai de F Zero a F seis. Ventos de cento e vinte a cento e oitenta quilômetros por hora causaram mortes e desabamentos principalmente nas cidades de Guaraciaba, Santa Cecília e Salto Zeloso.


De acordo com especialistas, a temperatura e umidades elevadas, somada à chegada de uma frente fria favoreceram a formação de nuvens de tempestade. Francine Gomes, meteorologista do Epagri Ciram, descarta novos tornados no Estado, pois já houve queda da temperatura e do índice de umidade relativa do ar. Ainda assim, a previsão de chuva é motivo de preocupação para as autoridades locais.

Texto: Vinicius Rocha



ONU quer criar moeda internacional em substituição do dólar

A ONU defende a reforma do sistema monetário e financeiro, com uma moeda internacional. A medida tem o objetivo de evitar uma nova crise financeira, minimizando gastos excessivos do PIB. A moeda seria emitida por um banco central global. Uma das hipóteses é a reforma do atual FMI, que emitira uma moeda de reserva “artificial” como o bancor, proposto por John Keynes em 1944.

O bancor seria uma moeda internacional destinada a ajustar os desequilíbrios nos balanços de pagamentos dos países em dividas, substituindo o dólar. A moeda teve significativa desvalorização no mercado global e é apontada como um dos fatores da atual crise.

Texto: Ítalo Lellis

4 de setembro de 2009

110º Programa


Download


Subscribe Free
Add to my Page

Informações:

a) Locutor:

Guilherme Bougleux
Lucas Carvalho

b) Repórteres:

Paula Campos
Italo Lellis

Chamadas:


- Garota se finge de morta em São Paulo para evitar ser assassinada
- Rádio EV comemora 3 anos de música, informação e entretenimento

Músicas:


- You Slip, She Grip - Pitbull & Tego Calderon
- Rock Your Body - Black Eyed Peas
- I Do Not Hook Up - Kelly Clarkson
- Love Don't Let Me go - David Gueta - Walking Away - The Egg (BG)


Reportagens:


Garota se finge de morta em São Paulo para evitar ser assassinada

Serão encaminhados para Campinas William Hércules da Silva, de 18 anos, e seu tio Antonio Aparecida da Silva, de 33 anos. Os dois serão indiciados pela tentativa de homicídio de uma menina de 15 anos, ex-namorada do rapaz.

Na madrugada do dia 30, a polícia prendeu os dois suspeitos de assassinato em Monte Mor. Eles foram encontrados no bairro Jardim Morada do Sul, o mesmo em que a vítima mora. Já a garota foi levada ao pronto-socorro de Indaiatuba


Para evitar o pior e conseguir se salvar, a garota se fingiu de morta antes de ser jogada da ponte do Rio Capivari.

Segundo a Polícia Civil de Indaiatuba, a garota foi obrigada a entrar no carro pelo ex- namorado e o tio do rapaz. De acordo com a vítima, ela foi levada até Monte Mor onde foi agredida com socos e chutes. Após tentar enforcá-la, com orientação do tio, William teria jogado a menina no rio, que nadou até a margem e foi encontrada por um morador do Município.

Texto: Paula Campos



Rádio EV comemora 3 anos de música, informação e entretenimento

Hoje, dia 5 de Setembro, a Radio EV comemora três anos. São mais de 100 programas e um projeto que concilia informação e entretenimento. O programa Rádio EV vai ao ar semanalmente durante o recreio da unidade III do Efigênia Vidigal COC e dura cerca de 20 minutos. Os textos são elaborados por uma equipe de alunos que vem sem reconhecida na mídia pelo trabalho realizado.

A Rádio apresenta projetos paralelos com alunos do infantil e do fundamental incentivando o desenvolvimento da capacidade de argumentação. Além disso, possui uma ferramenta de divulgação inovadora no meio. O site da Rádio possui todos os programas já feitos e estão disponíveis em MP3 para download.

Vinicius Rocha, coordenador e fundador do projeto, tem orgulho do bom resultado e do crescimento da qualidade dos programas a cada dia. Ele conta um momento, que em sua opinião, ficou marcado na lembrança.

A ex-aluna Lorena Mariano, uma das primeiras apresentadoras do programa, também guarda ótimas lembranças dos programas que gravou.

Texto: Ítalo Lellis