Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

14 de setembro de 2009

111º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Vinicius Rocha
Italo Lellis

b) Repórteres:

Paula Campos
Italo Lellis

Chamadas:


- População de Santa Catarina sofre com a violência de tornados
- ONU quer criar moeda internacional em substituição do Dólar

Músicas:


- I Know You Want Me - DJ Pitbull
- Seis e trinta - Jota Quest
- Sugar - Florida
- Celebration - Madonna (BG)


Reportagens:


População de Santa Catarina sofre com a violência de tornado

Na última terça-feira, o Estado de Santa Catarina foi atingido por uma série de vendavais. A chuva forte causou danos em mais de cinqüenta e cinco municípios e forçou cerca de dezessete mil pessoas a sair de casa. Mais de mil e trezentas pessoas ainda estão desabrigadas

Segundo Informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Epagri Ciram, o Estado foi atingido por três tornados da categoria F um, de acordo com a escala Fujita, que vai de F Zero a F seis. Ventos de cento e vinte a cento e oitenta quilômetros por hora causaram mortes e desabamentos principalmente nas cidades de Guaraciaba, Santa Cecília e Salto Zeloso.


De acordo com especialistas, a temperatura e umidades elevadas, somada à chegada de uma frente fria favoreceram a formação de nuvens de tempestade. Francine Gomes, meteorologista do Epagri Ciram, descarta novos tornados no Estado, pois já houve queda da temperatura e do índice de umidade relativa do ar. Ainda assim, a previsão de chuva é motivo de preocupação para as autoridades locais.

Texto: Vinicius Rocha



ONU quer criar moeda internacional em substituição do dólar

A ONU defende a reforma do sistema monetário e financeiro, com uma moeda internacional. A medida tem o objetivo de evitar uma nova crise financeira, minimizando gastos excessivos do PIB. A moeda seria emitida por um banco central global. Uma das hipóteses é a reforma do atual FMI, que emitira uma moeda de reserva “artificial” como o bancor, proposto por John Keynes em 1944.

O bancor seria uma moeda internacional destinada a ajustar os desequilíbrios nos balanços de pagamentos dos países em dividas, substituindo o dólar. A moeda teve significativa desvalorização no mercado global e é apontada como um dos fatores da atual crise.

Texto: Ítalo Lellis