Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

22 de março de 2010

123º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Vinicius Rocha
Beatriz Macedo


b) Repórteres:

Italo Lellis

Chamadas:


- BH sofre com ameaça de nova greve de ônibus
- Projeto de lei facilita a vida dos daltônicos no trânsito


Músicas:


-
Verbos Sujeitos - Rihanna
- One - Yeasayer
- Wavin' Falg - Tema da Coca Cola para a Copa de 2010
- Rolex Sweep - Skepta - (BG)


Reportagens:

BH sofre com ameaça de nova greve de ônibus

O deputado federal Fernando Gabeira, do Partido Verde, é o autor de um novo projeto de lei que propõe a alteração do formato das lentes de sinais de trânsito. A medida pretende instalar iluminação com LED no entorno de cada cor do semáforo, para facilitar a visualização por parte de motoristas que sofrem de daltonismo. O projeto também determina a implantação de adesivos com figuras geométricas brancas, a exemplo do que já acontece em países como Portugal e cidades como Campinas, no interior de São Paulo.

O daltonismo é uma disfunção hereditária que provoca dificuldade na diferenciação das cores. Está comprovado que os daltônicos são capazes de enxergar melhor obstáculos, quando em comparação com uma pessoa de visão normal. Segundo especialistas, a maior dificuldade para o portador da doença, no dia-a-dia do trânsito é a falta de padronização de sinais e placas. De acordo com o oftamologista Leôncio Queiroz Neto, o país tem cerca de 15 milhões de daltônicos, na proporção de 20 homens para cada mulher. Segundo estatísticas, 75% dos daltônicos têm dificuldade para enxergar a cor verde. 24% não conseguem enxergar bem a cor vermelha e apenas 1% não vêm corretamente a cor azul.

Texto: Vinicius Rocha

Projeto de lei facilita a vida dos daltônicos no trânsito

No domingo, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região Metropolitana decidiu pelo retorno da paralisação, que causou muitos transtornos à população em fevereiro. Os manifestantes, no entanto, reduziram o pedido de reajuste salarial de 37% para 12%. A categoria também pede melhorias trabalhistas, como redução da jornada diária para seis horas, fim da compensação de horas e extinção da circulação dos ônibus sem cobrador.

A greve dos rodoviários de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e região metropolitana deixou vários pontos de congestionamento nas ruas da capital mineira por causa do número excessivo de veículos nas ruas, nesta segunda-feira. Na estação São Gabriel, Região Nordeste, 40% das 18 linhas saíram para as ruas. Nas outras estações BHbus, a situação foi bem mais tranquila, exceto para os moradores da região do Barreiro, que só puderam contar com 10% da frota de ônibus.


Texto: Italo Lellis