Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

18 de novembro de 2009

118º Programa


Download



Informações:

a) Locutores:

Lucas Carvalho
Vinicius Rocha

b) Repórter:

Gullherme Bougleux

Chamadas:

- Apagão deixa 18 estados brasileiros no escuro
- Governo compra caminhões de bombeiroespeciais para proteger o patrimônio histórico

Músicas:

- Ladubê - Antes de Partir
- Jason Mraz and Colbie Cailat - Lucky
- Lady Gaga Fest. Beyounce - Telephone
- David Gueta Feat. Kelly Rowland - When Love Takes Over (BG)


Reportagens:



Apagão deixa 18 estados brasileiros no escuro

Na terça-feira da última semana, 18 estados brasileiros foram surpreendidos por um apagão de grandes proporções no fornecimento de energia elétrica. Os efeitos do incidente ainda foram sentidos no dia seguintes, quando moradores de São Paulo e Rio de Janeiro ainda permaneciam sem água.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o problema do apagão já está resolvido. Imagens do radar meteorológico Simepar indicam que uma tempestade de raios teria caído sobre a região de Itaberá, no Estado de São Paulo, onde se encontram as linhas de transmissão supostamente atingidas.

Os órgãos envolvidos no apagão têm até o dia 26 de novembro para indicar os responsáveis pelo local da falha inicial.


Aqui em Minas Gerais, a Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais, conseguiu restabelecer o fornecimento de energia elétrica para todo o Estado em até 1 hora e 20 minutos após o início do apagão. Com o blackout, cerca de 190 mil consumidores da região metropolitana de Belo Horizonte, aproximadamente três por cento dos quase sete milhões de milhões de consumidores da Cemig, ficaram sem luz elétrica. Alguns locais tiveram o fornecimento regularizado pouco depois do início do corte de energia. Em alguns bairros, segundo relatos, o apagão não durou mais do que alguns segundos.

Texto: Vinicius Rocha



Governo compra caminhões de bombeiro especiais para proteger o patrimônio histórico

O governo de Minas Gerais adquiriu recentemente quatro veículos para combate a incêndio, projetados exclusivamente para o atendimento de cidades históricas de Ouro Preto, Diamantina, São João Del rei e Sabará. A compra exigiu o investimento de mais de dois milhões de reais, arrecadados por meio da taxa de incêndio cobrada dos contribuintes mineiros.

Os caminhões autobomba, com capacidade para cinco mil litros d’água, são capazes de passar por ruas estreitas, inclinadas e escorregadias, pois têm tração nas quatro rodas.

A primeira cidade a receber o equipamento foi Diamantina, que também atenderá a cidade do Serro. Ontem foi a vez da unidade do Corpo de Bombeiros de Sabará receber seu veículo.

A medida integra um conjunto de ações para a proteção do acervo dos municípios, que contam com diversas igrejas, museus e sobrados. Renato César de Souza, diretor de Conservação e Restauração do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), aprova a compra, mas destaca que também é preciso trabalhar preventivamente a população, aumentando a conscientização sobre vários aspectos que podem contribuir para preservação do patrimônio histórico de Minas Gerais.

Texto: Vinicius Rocha