Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

26 de abril de 2010

128º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Beatriz Macedo
Vinicius Rocha

b) Repórter:

Arthur Fernandes

Chamadas:


- Vulcão Islandês provoca caos no espaço aéreo da Europa
- Brasília comemora 50 anos


Músicas:

- Pés Descalços - Sandy
- Give It To Me - Shakira
- The Only Exception - Paramore
- Rolex Sweep - Skepta - (BG)

Reportagens:


Vulcão Islandês provoca caos no espaço aéreo da Europa

Um vulcão no sul da Islândia, à 120 km da capital, deixou muitos estragos e parou o tráfego aéreo da Europa por seis dias. O fenômeno foi responsável pelo cancelamento de 17 mil voos. Cerca de 800 pessoas foram retiradas de suas casas desde o início da erupção, há uma semana. Animais tiveram de ser removidos de áreas próximas ao vulcão, em decorrência do perigo de intoxicação por substâncias liberadas durante a erupção.


A poeira cinza que cobriu o céu e atingiu cerca de 11 kilometros de altura, se originou do encontro do magma com o gelo. O vulcão entrou em erupção pela última vez em 1918.


Após a erupção, especialistas alertaram todos os países que possuem vulcões, pois as placas tectônicas podem se mover e causa mais estragos.

A economia dos países europeus também foi afetada. Alimentos e objetos, por exemplo, não puderam chegar as lojas, que ficaram temporariamente fechadas. Economistas dizem que o PIB destes países pode cair até 2%.

Texto: Arthur Fernandes




Brasília comemora 50 anos

A celebração do cinquentenário de Brasília foi marcada por muitas atrações artísticas. A parada da Disney abriu o inicio das comemorações na capital brasileira, que levou cerca de 200 mil moradores para a Esplanada dos Ministérios. Um dos personagens mais aplaudidos no desfile foi Zé Carioca, um papagaio nascido nos anos 40, que se tornou quase um símbolo do Brasil no mundo.

Os organizadores da festa Brasília tentaram trazer artistas de fora, mas após o escândalo de corrupção que abalou o governo do Distrito Federal em novembro do ano passado, o evento teve seu orçamento reduzido em um terço, e fechou com Paralamas do Sucesso, Daniela Mercury, entre outros.

Brasília, na verdade, não tem muito o que comemorar. A cidade, erguida por Juscelino Kubitschek na década de 50 para receber a capital federal, enfrenta problemas típicos de outros grandes municípios do país com pouco planejamento: trânsito, superpopulação e desigualdade social.

A cidade construída em formato de um avião foi pensada para ter, no máximo, 500 mil habitantes. O que não estava planejado era que nem todos viveriam no Plano Piloto. Hoje, a população que habita a capital federal e suas cidades-satélites é quase cinco vezes maior.

Após ver preso seu governador eleito, a cidade, que abriga a sede dos três poderes, ainda tenta se recuperar da crise administrativa causada pelo chamado mensalão do Partido Democratas, suposto esquema de corrupção liderado por José Roberto Arruda, o agora ex-governador

Texto: Italo Lellis

20 de abril de 2010

127º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Beatriz Macedo
André Elias

b) Repórteres:

Arthur Fernandes
Guilherme Bougleux

Chamadas:


- Café: vilão ou aliado?
- "Serial Killer" mata seis adolescentes em Goias

Músicas:

- Crawl - Chris Brown
- Meteoro - Luan Santana
- Beauty In The World - Macy Gray
- Rolex Sweep - Skepta - (BG)

Reportagens:


Café: vilão ou aliado?

A cafeína é o estimulante legal mais usado no mundo. Além disso, ela proporciona energia e deixa as pessoas mais alertas.

O café, apesar de algumas restrições, passa de vilão a herói, quando consumido sem excessos, protegendo, até mesmo, de doenças como cirrose hepática, Alzheimer, asma, mal de Parkinson, Diabetes do tipo dois e depressão. Além de evitar doenças, ele faz com que o cérebro esteja mais atento para as atividades intelectuais, estimulando a memória e a concentração, o que é ideal para estudantes.


Em Minas Gerais, mais de cinco milhões de alunos da rede pública tomam café com leite na hora do lanche, desde o ano de 2002. A meta é que o cardápio seja adotado em todo o país.

O café possui ácidos clorogênicos, que ajudam a estabilizar a química cerebral. As alterações na atividade cerebral levam a mudanças de humor que podem causar depressão. A ingestão do café tem se mostrado eficiente na compensação desse tipo de desequilíbrio químico.

Mas não se esqueça: cada organismo reage de uma forma e tudo em excesso faz mal.

Texto: Aline Lorrayne



"Serial Killer" mata seis adolescentes em Goias

Foi preso, essa semana, o pedreiro Adimar de Jesus, de 40 anos, que confessou ter violentado sexualmente e matado seis jovens que estavam desaparecidos na cidade de Luziânia, em Goiás.

Ele já tinha sido condenado em 2005 por abusar de duas crianças em Brasília, mas foi solto em dezembro do ano passado, beneficiado pela progressão da pena.

O pedófilo não tem amigos e saía de casa apenas nos fins de semana para assistir aos cultos da Igreja. Em entrevista à TV Bandeirantes, Admar disse que Satanás o mandou violentar e matar os jovens.

A polícia chamou o juiz que liberou o maníaco pela progressão de pena para depor. O delegado disse que vai investigar todos os dias de Adimar, desde a sua saída da prisão.

A população da cidade e, sobretudo, as famílias das vítimas estão revoltadas.

Diego Alves Rodrigues, de 13 anos, Márcio Luiz de Souza Lopes, de 19 anos, George Rabelo dos Santos e Fábio Augusto dos Santos, ambos com 14 anos, Divino Luiz Lopes da Silva e Paulo Victor Vieira de Azevedo Lima, de 16 anos, moravam no mesmo bairro e foram dados como desaparecidos, em datas diversas, desde o dezembro de 2009.

Texto: Arthur Fernandes

12 de abril de 2010

126º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Beatriz Macedo
Guilherme Bougleux

b) Repórteres:

Arthur Fernandes
Italo Lellis

Chamadas:


-
Balanço da páscoa brasileira
- Começa a valer a Lei Anti-fumo em Belo Horizonte

Músicas:

- Day and Night - Kid Cudy
- Sexy Chick - David Gueta Feat. Akon
- Tudo Diferente - Maria Gadu
- Rolex Sweep - Skepta - (BG)

Reportagens:


Balanço da Pás
coa brasileira

O feriadão de Páscoa contabilizou um saldo de 2.355 acidentes, que provocaram 114 mortes e deixaram 1.431 pessoas feridas, segundo o balanço dos acidentes em estradas federais divulgado pelo Governo Federal.

Em comparação com o feriado de 2009, houve um aumento de 34% no número de mortos. O dia mais violento foi o domingo, com 42 mortes. A Polícia Rodoviária Federal atribui a quantidade de acidentes às chuvas e à imprudência dos motoristas. Assim como no ano passado, Minas Gerais foi o Estado com o maior número de acidentes, 502, praticamente o dobro do ano passado, que teve 275 acidentes.

O Brasil também bateu recordes na venda de ovos de chocolate, o varejo brasileiro vendeu, nesta Páscoa, 0,7% mais que o mesmo período do ano passado, segundo dados do Serasa. A alta nas vendas foi mais expressiva no fim de semana, quando a expansão foi de 4,5% . Os consumidores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, gastaram, em média, R$ 53,63 durante o período de Páscoa. No ano passado, o gasto médio foi de R$ 45,09.

Texto: Italo Lellis




Começa a valer a Lei Anti-fumo em Belo Horizonte

Já está em vigor em Minas Gerais a lei antifumo, que proíbe o consumo de tabaco e cigarros em locais fechados de uso coletivo, públicos ou privados. A lei determina que os estabelecimentos criem áreas exclusivas e isoladas para fumantes, mas os pneumologistas dizem que os fumódromos concentram substâncias tóxicas do tabaco, prejudicando ainda mais a saúde dos fumantes. Segundo eles, os sistemas tiram, no máximo, o cheiro de cigarro dos ambientes.

O dono do estabelecimento que descumprir a proibição pode ser multado num vallor que varia de 2 a 6 mil reais, Se o fato acontecer mais vezes, o local pode ficar fechado por trinta dias.

Nas tabacarias, o consumo está autorizado, desde que na entrada e no interior dos estabelecimentos seja afixado um aviso informando que naquele local há utilização de derivados de tabaco, e que o fumo é prejudicial à saúde. A lei também já funciona nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Texto: Arthur Fernandes


Notas:

Enchentes no Estado do Rio provocam mortes e destruição


As enchentes que assolaram o Rio Janeiro durante a semana são responsável por mais mortes do que qualquer outra enchente em 2010 e foram a quinta mais fatal no mundo nos últimos 12 meses.

Em todo o Estado, mais de 133 pessoas já morreram e muitas outras permanecem desabrigadas, em decorrência do perigo de novos deslizamentos de terra. Para especialistas em desastres, os mais pobres são os mais vulneráveis em casos como este. Equipes de resgate dos bombeiros ainda continuam a escavar escombros, em busca de sobreviventes.