Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

12 de abril de 2010

126º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Beatriz Macedo
Guilherme Bougleux

b) Repórteres:

Arthur Fernandes
Italo Lellis

Chamadas:


-
Balanço da páscoa brasileira
- Começa a valer a Lei Anti-fumo em Belo Horizonte

Músicas:

- Day and Night - Kid Cudy
- Sexy Chick - David Gueta Feat. Akon
- Tudo Diferente - Maria Gadu
- Rolex Sweep - Skepta - (BG)

Reportagens:


Balanço da Pás
coa brasileira

O feriadão de Páscoa contabilizou um saldo de 2.355 acidentes, que provocaram 114 mortes e deixaram 1.431 pessoas feridas, segundo o balanço dos acidentes em estradas federais divulgado pelo Governo Federal.

Em comparação com o feriado de 2009, houve um aumento de 34% no número de mortos. O dia mais violento foi o domingo, com 42 mortes. A Polícia Rodoviária Federal atribui a quantidade de acidentes às chuvas e à imprudência dos motoristas. Assim como no ano passado, Minas Gerais foi o Estado com o maior número de acidentes, 502, praticamente o dobro do ano passado, que teve 275 acidentes.

O Brasil também bateu recordes na venda de ovos de chocolate, o varejo brasileiro vendeu, nesta Páscoa, 0,7% mais que o mesmo período do ano passado, segundo dados do Serasa. A alta nas vendas foi mais expressiva no fim de semana, quando a expansão foi de 4,5% . Os consumidores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, gastaram, em média, R$ 53,63 durante o período de Páscoa. No ano passado, o gasto médio foi de R$ 45,09.

Texto: Italo Lellis




Começa a valer a Lei Anti-fumo em Belo Horizonte

Já está em vigor em Minas Gerais a lei antifumo, que proíbe o consumo de tabaco e cigarros em locais fechados de uso coletivo, públicos ou privados. A lei determina que os estabelecimentos criem áreas exclusivas e isoladas para fumantes, mas os pneumologistas dizem que os fumódromos concentram substâncias tóxicas do tabaco, prejudicando ainda mais a saúde dos fumantes. Segundo eles, os sistemas tiram, no máximo, o cheiro de cigarro dos ambientes.

O dono do estabelecimento que descumprir a proibição pode ser multado num vallor que varia de 2 a 6 mil reais, Se o fato acontecer mais vezes, o local pode ficar fechado por trinta dias.

Nas tabacarias, o consumo está autorizado, desde que na entrada e no interior dos estabelecimentos seja afixado um aviso informando que naquele local há utilização de derivados de tabaco, e que o fumo é prejudicial à saúde. A lei também já funciona nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Texto: Arthur Fernandes


Notas:

Enchentes no Estado do Rio provocam mortes e destruição


As enchentes que assolaram o Rio Janeiro durante a semana são responsável por mais mortes do que qualquer outra enchente em 2010 e foram a quinta mais fatal no mundo nos últimos 12 meses.

Em todo o Estado, mais de 133 pessoas já morreram e muitas outras permanecem desabrigadas, em decorrência do perigo de novos deslizamentos de terra. Para especialistas em desastres, os mais pobres são os mais vulneráveis em casos como este. Equipes de resgate dos bombeiros ainda continuam a escavar escombros, em busca de sobreviventes.