Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

29 de março de 2010

124º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

André Elias
Beatriz Macedo


b) Repórteres:

Arthur Fernandes
Italo Lellis

Chamadas:


- Planeta comemora o Dia Mundial da Água
-
Brasil se mobiliza para o julgamento do casal Nardoni

Músicas:


- Down - Jean Sean Fet. Lil' Wayne
- Mais uma Vez - Renato Russo - Freak - Estelle - Rolex Sweep - Skepta - (BG)

Reportagens:


Planeta comemora o Dia Mundial da Água

Nessa semana comemoramos o Dia Mundial da água, essa data comemorativa foi criada pela ONU no dia 22 de março de 1992. E em todo ano esse dia é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

A água é um bem precioso e insubstituível, de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. É recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.


É preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida que, potável, está presente em pequena quantidade na natureza. Segundo a ONU água contaminada ou de má qualidade gera mais mortes do que todas as formas de violência, incluindo a guerra. E por isso este ano, no Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas destaca que a qualidade da água é tão importante quanto à quantidade disponível.


As crescentes necessidades de água, a limitação dos recursos hídricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuízos causados pelo excesso de água exigem um planejamento bem elaborado pelos órgãos governamentais, estaduais e municipais, visando técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Além das responsabilidades públicas, cada cidadão tem o direito de usufruir desse bem o dever de preservá-la, utilizando-a de maneira consciente, sem desperdícios, assim dando o valor devido à água.

Texto: Italo Lellis

Brasil se mobiliza para o julgamento do casal Nardonii

O Julgamento do casal Nardoni começou na última segunda-feira, por volta das duas da tarde. 40 candidatos se apresentaram para formar o júri, composto por 4 mulheres e 3 homens. A primeira pessoa a depor foi Anna Carolina Jatobá, acusada de as fic ssiar e machucar a menina Isabella. A acusada, no entanto, começou a chorar e foi retirada do local. Logo depois, entrou Alexandre Nardoni, acusado de machucar e atirar a menina do 6°andar.

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, foi a primeira a dar depoimento contra o casal Nardoni. Muito emocionada, ela chorou várias vezes e falou sobre o comportamento agitado de Alexandre.

Além da mãe, também foram ouvidos os depoimentos da delegada Renata Helena da Silva Pontes, que afirmou ter trabalhado em muitos casos e que tem certeza que foram os Nardoni que mataram a menina.

Um médico e uma perita detalharam como foi à agressão de Alexandre e Anna Carolina Jatobá a Isabella. O pedreiro Gabriel Afonso Neto, uma das testemunhas, afirma que a obra onde ele trabalhava, ao lado do prédio da família Nardoni, foi invadida por ladrões na mesma noite. Esse depoimento reforça a tese da defesa de que uma terceira pessoa pode ter invado o apartamento do casal.

A menina Isabela, de 5 anos, foi jogada do sexto andar de seu prédio, em 29 de Março de 2008, em São Paulo. O crime causou revolta por todo o país

Texto: Arthur Fernandes