Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

26 de abril de 2010

128º Programa


Download



Informações:

a) Locutor:

Beatriz Macedo
Vinicius Rocha

b) Repórter:

Arthur Fernandes

Chamadas:


- Vulcão Islandês provoca caos no espaço aéreo da Europa
- Brasília comemora 50 anos


Músicas:

- Pés Descalços - Sandy
- Give It To Me - Shakira
- The Only Exception - Paramore
- Rolex Sweep - Skepta - (BG)

Reportagens:


Vulcão Islandês provoca caos no espaço aéreo da Europa

Um vulcão no sul da Islândia, à 120 km da capital, deixou muitos estragos e parou o tráfego aéreo da Europa por seis dias. O fenômeno foi responsável pelo cancelamento de 17 mil voos. Cerca de 800 pessoas foram retiradas de suas casas desde o início da erupção, há uma semana. Animais tiveram de ser removidos de áreas próximas ao vulcão, em decorrência do perigo de intoxicação por substâncias liberadas durante a erupção.


A poeira cinza que cobriu o céu e atingiu cerca de 11 kilometros de altura, se originou do encontro do magma com o gelo. O vulcão entrou em erupção pela última vez em 1918.


Após a erupção, especialistas alertaram todos os países que possuem vulcões, pois as placas tectônicas podem se mover e causa mais estragos.

A economia dos países europeus também foi afetada. Alimentos e objetos, por exemplo, não puderam chegar as lojas, que ficaram temporariamente fechadas. Economistas dizem que o PIB destes países pode cair até 2%.

Texto: Arthur Fernandes




Brasília comemora 50 anos

A celebração do cinquentenário de Brasília foi marcada por muitas atrações artísticas. A parada da Disney abriu o inicio das comemorações na capital brasileira, que levou cerca de 200 mil moradores para a Esplanada dos Ministérios. Um dos personagens mais aplaudidos no desfile foi Zé Carioca, um papagaio nascido nos anos 40, que se tornou quase um símbolo do Brasil no mundo.

Os organizadores da festa Brasília tentaram trazer artistas de fora, mas após o escândalo de corrupção que abalou o governo do Distrito Federal em novembro do ano passado, o evento teve seu orçamento reduzido em um terço, e fechou com Paralamas do Sucesso, Daniela Mercury, entre outros.

Brasília, na verdade, não tem muito o que comemorar. A cidade, erguida por Juscelino Kubitschek na década de 50 para receber a capital federal, enfrenta problemas típicos de outros grandes municípios do país com pouco planejamento: trânsito, superpopulação e desigualdade social.

A cidade construída em formato de um avião foi pensada para ter, no máximo, 500 mil habitantes. O que não estava planejado era que nem todos viveriam no Plano Piloto. Hoje, a população que habita a capital federal e suas cidades-satélites é quase cinco vezes maior.

Após ver preso seu governador eleito, a cidade, que abriga a sede dos três poderes, ainda tenta se recuperar da crise administrativa causada pelo chamado mensalão do Partido Democratas, suposto esquema de corrupção liderado por José Roberto Arruda, o agora ex-governador

Texto: Italo Lellis