Voltar para o portal - IEV

Voltar para o portal - COC

14 de junho de 2007

29º Programa



powered by ODEO

Informações:

a) Locutores:

Guilherme Bougleux
Renata Mourão
Vinicius Rocha

b) Repórter:

Fernanda Mourão (Semana do Meio Ambiente 2007 - Entrevista com o Biólogo Adriano Chiarello, PHD em Biologia da Preservação)

Músicas:

- While My Guitar Gently Weeps - Beatles
- Gone Goinght - Black Eyed Peas feat Jack Johnson
- I Need To Wake Up - Melissa Etheridge
- Boom Shankar - Gms Vs Skazki Vs Parasense (BG)

Reportagens:

Semana do Meio Ambiente 2007

O mundo inteiro comemora, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data em que é dada uma atenção especial aos problemas ambientais e à preservação da natureza. Na nossa escola não foi diferente.

A Semana do Meio Ambiente aconteceu entre os dias 04 e 06 de junho, na unidade 3, com diversas atividades para os alunos, que, no dia 05, puderam contar com uma palestra de Valeska de Oliveira sobra a biodiversidade. Os alunos do ensino médio receberam informações sobre as dificuldades que o meio ambiente enfrenta no mundo inteiro, devido às ações do homem e receberam, também, alguns dados alarmantes que nos mostraram que se não pararmos para pensar em nossas atitudes, o mundo pode não agüentar por muito tempo.

No dia 06, os alunos tiveram uma sessão de filme com o documentário do ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, Al Gore, “Uma Verdade Inconveniente”. O documentário, vencedor de dois oscars, incluindo o de melhor documentário, discute o tão polêmico aquecimento global, que virou tema de debate nas salas de aula.

A Rádio EV entrevistou o Biólogo Adriano Chiarello, PHD em Biologia da Conservação e um dos coordenadores da lista das espécies ameaçadas de extinção de Minas Gerais, mais conhecida como “Lista Vermelha”.

1) O que é a “Lista Vermelha” e como ela é feita?

2) Essa lista ajuda o governo em políticas de preservação ambiental?

3) A população também pode ajudar a preservar as espécies em extinção?

4) Quais as principais espécies de Minas que se encontram na lista?

5) Onde podemos ter acesso a “Lista Vermelha” na internet?


Ariranha e Onça Pintada: mamíferos em extinção, de acordo com a "Lista Vermelha" de Minas Gerais.

Reportagem: Fernanda Mourão